Para jornalistas em busca de um pouco de ar

O escritor mexicano Juan Villoro estará em Buenos Aires para uma oficina de Jornalismo Narrativo, de 8 a 12 de agosto. A promoção é da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, fundação dirigida pelo escritor Gabriel Garcia Marquez.

São 14 vagas para a América Latina e, para participar, é preciso mandar inicialmente uma autobiografia narrada, de no máximo 800 palavras, e ter no mínimo três anos de experiência. Outros pré-requisitos vocês encontram no site fnpi.org.

O participantes discutirão como transformar uma reportagem em “literatura sob pressão” e como explorar os recursos da ficção aplicados à crônica. Após uma analise teórica, será criada uma mini “redação”, com os jornalistas produzindo a partir de Buenos Aires.

As inscrições vão ate o dia 17 de julho e o valor do curso é de 570 dólares (inclui hospedagem e meia pensão).

Juan Villoro trabalhou nos principais jornais de língua espanhola, mas creio que ainda nao foi traduzido no Brasil. Se estiver enganada, me avisem…

Seus livros de viagem incluem Safari accidental, Los once de la tribu, Palmeras de la brisa rápida. Seus livros de crônica incluem Un viaje a Yucatán e Dios es redondo, pelo qual recebeu o Premio Internacional de Periodismo Vázquez Montalbán.

Durante anos dirigiuLa Jornada Semanal, suplemento cultural do jornal La Jornada. Como novelista publicou El disparo de argón, Materia dispuesta e El testigo (Premio Herralde). Sua obra mais recente é o livro de contos Los culpables (Premio Antonin Artaud).

Há mais dados sobre o escritor AQUI. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *