Cartas de Baires: Tem brasileiro no tango!

Segue abaixo a íntegra da coluna CARTAS DE BUENOS AIRES, publicada hoje, no BLOG do NOBLAT.
La versión en español está ACA: Brasileños en el tango

Foto: divulgação

Uma das boas surpresas do Festival Mundial de Tango, que acontece este mês na Argentina, será a exibição, hoje, do documentário A Puro Gesto. O filme mostra os bastidores da viagem da orquestra brasileira de tango De Puro Guapos por Buenos Aires.

Vocês não leram mal. A orquestra é verde e amarela mesmo! Não os conhecia e agora ando toda orgulhosa divulgando o filme!

De Puro Guapos é o nome de um tango e também uma expressão argentina que significa pessoa corajosa, de fibra, que enfrenta adversidades. “A idéia surgiu porque, para tocar tango experimental no Brasil, sem cantor e sem dança, é preciso ter muita coragem”, explica Martin Mirol, bandoneonista e diretor do grupo. Mas os meninos vão bem.

Mirol é o único argentino do grupo e emigrou de sua cidade natal Sarandi para São Paulo, no início dos anos 1990, fugindo de uma das crises econômicas daqui. Depois de tocar em bares, decidiu formar sua própria orquestra típica, junto com sete brasileiros corajosos e dispostos a segui-lo nessa busca apaixonada pelo gênero.

O primeiro disco, lançado em 2006, teve a particularidade de ter todos os arranjos executados sobre as partituras originais para piano. Chamado “Ao Vivo”, tinha uma sonoridade próxima a dos anos 1920, do “tango criollo”, com flauta e clarinete.

O segundo, “Com a Corda Toda”, é de 2008 e resume uma nova fase da típica, vivendo a sonoridade da época de ouro do tango, os anos 1940, sob influência dos grandes mestres Osvaldo Pugliese e Aníbal Troilo, e o ainda vivo Horácio Salgán.

O filme que será apresentado hoje mostra os integrantes da orquestra, após dez anos de formação, descobrindo a capital argentina em busca do que não esta nas partituras. Os jeitos, as manhas, as história. A chamada “tanguedad” ancestral e a contemporânea, os sobreviventes, os novos compositores, os bares, as milongas, as penhas, os personagens, a literatura.

E tocando em Buenos Aires. Depuro guapos!

PS: Já que hoje estou para comerciais, quero divulgar também o excelente blog Tango Candango , da Julita Kissa, e a milonga Bajo la Luna, que acontece todas as quartas-feiras, na Esplanada dos Ministérios, entre o Museu da Republica e a Biblioteca nacional.

Mais brasileiros no tango, mais gente corajosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *