O tango é do mundo!

Foto http://www.daylife.com

Emocionante a final do mundial de tango na Categoria Salão, ontem à noite, em Buenos Aires.

Houve empate na disputa para o primeiro lugar e colombianos e venezuelanos tiveram que bailar uma ronda a mais para que os jurados decidissem quem era o melhor.

Diego Julián Benavidez Hernández e Natasha Agudelo Arboleda, de Bogotá, dispararam na frente, com toda a justiça. Bailaram di-vi-no.

Os vencedores levaram para casa cerca de US$ 7 mil (30 mil pesos) e já no final de semana estarão em uma milonga em Paris, aos pés da Torre Eiffel.

Diferente da categoria de Palco, na qual os bailarinos apresentam uma coreografia ensaiada, na de Salão eles sequer sabem a música que vão dançar.

Traduzindo: o que vocês vão ver no vídeo abaixo é tudo improvisação. Aí reside o lindo do tango!

Apenas algumas regras: os bailarinos não podem se separar enquanto dura a música nem levantar as pernas além da linha dos joelhos. Os jurados avaliam o estilo de caminhar, o abraco, e as figuras, como o oito, as varridas, sacadas ao piso e enrosques, entre outros.

A grande surpresa da noite foi não haver nenhum casal de argentinos entre os cinco melhores. O terceiro, quarto e quinto lugares ficaram com americanos, italianos e japoneses, respectivamente. O dado é relevante especialmente porque este ano houve uma grande pendenga judicial envolvendo a participação de estrangeiros.

Alguns competidores estrangeiros, mas com residencia na Argentina, queriam competir por aqui e não por seus países de origem. A confusão foi tanta que o governo decidiu criar uma categoria nova, chamada Milongueiros do Mundo. Diego e Natasha se beneficiaram da decisão e ganharam primeiro aí e depois a final. Barba, cabelo e bigode, como diria o gaúcho!

Essa premiação, tão espalhada pelo mundo, é a prova de que o tango já é patrimônio da humanidade. Nem precisava de título da ONU. Também coloca por terra o argumento defasado, que às vezes ouço por aqui, de que os estrangeiros têm técnica mas não tem “alma” tangueira. Que os cinco melhores sejam do mundo não é coincidência. É fato. Assunto encerrado!

Para hoje, na disputa de tango de Palco, meus preferidos sao Florencia e Guido, argentinos. Eles ficaram em 9 lugar na eliminatória e estão cotadíssimos. Foram meus professores durante quase um ano e além de excelentes bailarinos, são gente muito fina.

Para quem quiser acompanhar a final, a disputa começa às 19h e a C5N transmite ao vivo pela internet: http://www.c5nenvivo.com.ar/

Abaixo, o desempate:

E na torcida:

1 Comment

  • Lorene Soares disse:

    muito bom Gisele, que nos permitiste ver esta beleza da final; foi dura a parada, mas os colombianos… que maravilha.
    gracias por mais esta oportunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *