Não faz nenhum sentido para mim

Quem tem um blog sabe, escrever e publicar com qualidade dá trabalho. Por isso não entendo como uma pessoa pode apropriar-se da produção de outra sem escrúpulos.

É o que tem feito uma moça chamada F.A.Z., no blog Faz Sentido para Mim.

Ela copia – e assina – não somente matérias e fotos minhas como também de outras pessoas que vivem e escrevem desde Buenos Aires, como a Gabriela Antunes e a Mariana Pereira.

Não vejo nenhum problema que repliquem minhas matérias. Acho até bom. Significa que as pessoas gostaram delas. Mas cada texto é como filho para quem escreve e por isso a gente faz questão que a autoria seja mencionada.

Gostaria que esta Flávia excluísse meus textos de seu blog ou então que os publicasse com a devida assinatura. A dela, aliás, ela eliminou agora há pouco.

Faz sentido.

26 Comments

  • Gente, eu nao sabia que tinha gente copiando a gente. Caramba!Nada contra, mas dando crédito. I am shocked!

    beijocas e saudades Gi,
    Gabi

  • Ai que vergonha! Nao sabe, nao escreve. Lê. Hahahaha. Vi vários textos seus nesse blog dela, já que te acompanho há tempos.

  • Gisele Teixeira disse:

    Nada contra a replicar os textos, acho até bom! Mas assinar é demais para mim. Primeiro pensei que fosse ingenuidade, mas depois vi que era má fé mesmo, já que que ela edita e tira referências a outras pessoas.

  • Fotos minhas por lá, sem o devido crédito, e ainda usando meu texto!!!!! que cara de pau! Não consegui fazer comentários ou achar o email da autora! É uma tristeza isso… 🙁

  • Gisele Teixeira disse:

    Até ontem dava para fazer comentários. Hoje não é mais possível…por que será?

  • edu disse:

    FLAVIA ALINE ZAHN, vamos fazer um premio à velocidade em copiar. É incrivel.

    A COPA DO MUNDO ZAHN EM ROUBO FLASH.

    • Fla disse:

      Posso criar um premio para vc também Eduardo Baró!!! Se vc ou qualquer um de vcs acham que eu ter apagado o blog e ter pedido desculpa pouco, querem me processar?? Eu admiti que cometi um erro e dentro do possível pedi minhas sinceras desculpas mas nem pense que vou aceitar que faça piadinha com meu nome ainda mais uma pessoa totalmente desconhecida. E se ainda assim vc ter muito para dizer posso te passar todos meus endereços na internet, meu telefone e meu endereço em Buenos.. Ai vc pode vomitar sua raiva de uma maneira mais leal já que a única capaz de desvio de conduta sou eu!!! RETIRE a palavra ROUBO!!!! E se quiser dizer algo busque as palavras corretas já que é este o tema!!!

      • edu disse:

        Flavia, vocè apagou as referencias pessoais nas materias que copiou,mudou para o genero feminino a materia que voce copiou de Marco Cavalheiro, apagou seu sobrenome quando começou a perceber que tinha sido descoberta, fechou o blog aos aos comentarios e apagou qualquer referencia para identificar seu nome.
        As pessoas honestas, ou pelo menos, não ingenuas, nao fazem isso.
        Aliás, enquanto estava on line, seu blog tinha publicidade de google .
        Para mim, chega de discussão.

      • Fla disse:

        Tinha realmente publicidade mas não sei como faz para ganhar dinheiro com elas. Eu apaguei meu nome porque isso afeta em várias coisas e não apenas aqui!! A tua dificuldade para entender que é atropelada pela vontade de se meter não te deixa perceber que eu não apaguei referencias, eu nem cheguei a copiar elas. Mudei os generos porque não fazia sentido histórias masculinas e nem familiares… É como contar a mesma história de outra maneira. Eu apaguei é claro minhas referencias!!!! Mas depois que fiz isso entrei em contado com os blogs dando o meu pronunciamento. Sabe eu não daria um premio para vc porque acho que necessita de talento para isso e pelo que percebo falta muito pra ti ter um, e mesmo que eu tenha cometido este erro primário estou bem mais adiantada em entender as coisas. Se vc cansou de discutir não discutimos mas é melhor meu nome sair junto as demais palavras das quais vc agregou! Afinal vc ñ foi um lesado e além de nem saber ao certo o que aconteceu está me ofendendo de uma maneira incorreta.

    • Robert Serbinenko disse:

      Entro nessa discussão porque a questão da ofensa ao direito autoral existe…é só ver a lei 9610 (do direito autorai).

      Uso indevido de criação intelectual. Pedir desculpas não reduz o erro..a não ser que o prejudicado concorde em não levar a diante o fato.
      Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.

      Art. 5º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

      I – publicação – o oferecimento de obra literária, artística ou científica ao conhecimento do público, com o consentimento do autor, ou de qualquer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo;
      VII – contrafação – a reprodução não autorizada;
      Capítulo III

      Dos Direitos Patrimoniais do Autor e de sua Duração

      Art. 28. Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica.

      Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como:

      I – a reprodução parcial ou integral;

      II – a edição;

      III – a adaptação, o arranjo musical e quaisquer outras transformações;

      IV – a tradução para qualquer idioma;

      V – a inclusão em fonograma ou produção audiovisual;

      Em defesa da blogueira poderiamos dizer que se tivesse tomado esse cuidado:
      Capítulo IV

      Das Limitações aos Direitos Autorais

      Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

      I – a reprodução:

      a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;

      Enfim…com a palavra os interessados.

  • edu disse:

    Alias, ela tem publicidade paga no site, ou seja que ganha dinheiro com o talento dos roubados…

  • laura martins disse:

    Meu Deus, Gisele, estou chocada! Não faz nenhum sentido para mim também… Tomara que esse ser humano tenha condições de ficar com a cara vermelha de vergonha e tome uma atitude ética!
    Abraços!

  • Luciano disse:

    Poxa… Não dá nem pra postar um comentário em repúdio no site da talzinha? Assim fica fácil, não? Gi, Gabi e Mariana, há tempos acompanho os seus sites (e também do queridíssimo Marco) e aprecio o dedicado trabalho de cada um de vocês.
    Se houver alguma maneira desse protesto chegar ao sitezinho da moça, contem comigo (porque por enquanto, ela não permite qualquer tipo de comentário)

  • Luciano disse:

    Eu ia falar da vergonha alheia, mas acho que nem foi preciso. A senhorita Flávia Criatividade, ao que me parece, acaba de retirar todas as postagens de seu blog.
    Nunca vi um movimento contra o plágio ser tão eficiente…

  • Fla disse:

    Oi primeiro acho que devo um pedido de desculpas, depois por mais que para vcS pareça uma explicação barata quero que saiba que minha intenção não era “roubar“ apesar que foi o que aconteceu com seus textos e de outras pessoas. O blog do qual eu estava reunindo temas sobre a Argentina em nenhum momento eu ASSINO isso a própria configuração do blog faz, mas em nenhum momento eu declaro que fui EU quem escreveu. Aceito e admito que foi um erro e que devia ter usado as fontes, agora sobre meu carácter acho que qualquer conclusão é um julgamento a parte sem antes me conhecer. Bom muitas coisas não se resolvem com um pedido de desculpas eu sei e estou de acordo, eu apaguei todas as entradas inclusive as minhas que surpreendente foram as mais lidas, eu não sou jornalista e nem pretendo ser minha única intenção era atingir meus amigos com coisas sobre Argentina. Por gentileza espero que apague o post com meu nome pois como a Laura esperava tomeu uma atitude ética e apaguei a conta. Este comentário serve para vc também Marco Carvalho. Edu nunca ganhei dinheiro com as propagandas lá, elas surgiram e bom se não acreditar entre em contato com a administradora do Blog. Quanto eu ganhar a copa do mundo achei sem criatividade sua idéia. Eu cometi um erro e Espero cordialmente que apaguem meu nome. MINHAS SINCERAS DESCULPAS!!!

  • tuliobraganca disse:

    A partir do momento que vc nao cita a fonte fica parecendo que o texto é seu. seria legal também avisar os donos dos textos que vc está postando em outro lugar, mesmo que colocando citacao e link ao original.

    Enfim, como blogueira voce devia saber disso e nao alegar que nao sabia nada.

  • Gisele Teixeira disse:

    Flávia, aceito sinceramente as tuas desculpas. Creio que exatamente por não ser jornalista você não tenha idéia do que fez. Também concordo que em nenhum momento você declara que escreveu as matérias, mas por outro lado omite os autores e assina “automaticamente” seu nome no final. Além do mais, editas as matérias, retira parágrafos, muda gêneros. Bueno…não foi tão ingênua assim.

    Não faria isso com um texto do Caio Fernando de Abreu, para citar um escritor que nos é caro às duas. Porque com o meu pode? Porque ninguém me conhece?

    Talvez porque você não seja jornalista, também não saiba que o caráter de uma pessoa a gente conhece muito – e especialmente – pelos textos que ela escreve.

    Se os seus textos, como você mesmo diz, são os mais lidos do seu blog, você devia investir no negócio e não ficar copiando outros por aí, que te dão menos ibope. O layout do teu site é bem bacana. Respira fundo, começa de novo, com a tua própria produção.

    Quanto a apagar o posto, sinto muito mas não vou. Lá em casa a gente aprendeu desde pequeno a assumir cada um dos nossos atos.

    Mas também aprendeu outra coisa: o nome da gente é nosso maior e único patrimônio nessa vida. E por isso eu vou apagar o seu. Cuida melhor dele daqui para frente, tá?

  • Fla disse:

    Luciano se vc quiser me escrever algo fica a vontade frraviana@yahoo.com.br, se eu apenas tivesse ficado com medo não estaria aqui pedindo desculpa. Agora vc citar meu nome e logo sugerir que sou uma “talzinha“ é cometer um erro e lá em casa aprendi entre tantas outras coisas que eu não diria que foi por falta disso meus errores que não é vingando com um erro que se desaprova outro. Quanto a vc Gisele muito obrigada pela maneira que me escreveu, eu realmente me senti muito envergonhada e confirmo que não fui tão ingênua. Tulio suas palavras ao meio de muitas razões talvez nem sempre o certo é usado, um médico deveria apenas salvar vidas e nunca deixar que alguém morra, um político deveria ser ovacionado… Uma blogueira deveria saber usar um blog, mas as vezes simplesmente não funciona desta maneira, e sigo dizendo que não ganhei dinheiro com as propagandas, seria mais fácil apagar as entradas das cópias e seguir com elas e escrevendo outras coisas. Mas optei pela razão da qual pertencia as vcs. Aos que foram afetados desculpa mais uma vez.

  • Vera disse:

    Não sou blogueira nem jornalista apenas leitora silenciosa.  
    Fiquei impressionada com a gentileza e sinceridade da Flávia ao pedir desculpas por usurpar posts alheios. Que cara de pau.

    Bloquear acesso aos comentários após  os blogueiros começaram a reivindicar a autoria de seus posts não é uma forma sincera e honesta de se desculpar.

    Pelo visto você tem hábito de ler os demais blogs, então faça como eles indique-os para seus leitores, com certeza eles irão gostar.

    • Fla disse:

      Vera o tempo que levei bloqueado os comentários teve um intervalo de 30 minutos para quando apaguei a conta!!! CARA DE PAU por pedir desculpa????? Isso já me cansou!!!!

  • Gisele Teixeira disse:

    Gente, basta dessa conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *