Dica para paulistas

Carmen Miranda, por Annemarie

Carmen Miranda, por Annemarie

A galeria paulistana FASS, especializada em fotografias do século 20, inaugura no próximo dia 02 de novembro uma nova exposição com as fotos de seu acervo. Entre elas estão obras de dois grandes fotógrafos argentinos, Annemarie Heinrich (Buenos Aires, Argentina, 1930/1940) e Oscar Pintor (Buenos Aires, Argentina, 1960)

Até o dia 31 de janeiro de 2012, também poderão ser vistas fotografias dos Irmãos Vargas (Arequipa, Perú, 1910), Martin Chambi (Cuzco, Perú, 1920), Voltaire Fraga (Salvador, Bahia, 1940), Fernando Lemos (Lisboa, Portugal, 1950) e Jean Manzon (França, 1940/1950).

Annemarie Heinrich na verdade era alemã, mas consolidou-se com trabalhos para a alta sociedade argentina. Redefiniu estilos, construindo iluminações com luzes e sombras dramáticas, privilegiando o olhar e a sensualidade feminina. Seu trabalho influenciou a forma como era visto o “Glamour Hollywoodiano”. A Fass é a representante das fotos dela no Brasil.

O acervo vintage do estúdio também estará disponível. Entre elas, estarão as fotografias dos alemães Alfred Cohn, Franz Schensky e Guglielmo Pluschow, bem como vistas do Rio de Janeiro, no início do século 20.

A curadoria é Pablo Di Giulio, dono da Galeria FASS, e da fotógrafa Monica Vendramini, que tive o prazer de conhecer por intermédio do grande Orlando Brito.

Aliás, vale a pena explorar com calma o site do Orlando, que traz a foto e a história da foto. Bem bacana.

A exposição vai até o dia 31 de janeiro de 2012, funcionando de segunda a sexta das 10h00 às 19h00 e nos Sábados das 11h00 às 15h00. Rua Rodésia, 26, Vila Madalena (próximo ao metrô), São Paulo, SP

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *