Cartas de Baires: matemática, você está aí?

Ser filha de professora de matemática e estatística talvez explique minha fascinação por “problemas” e por um programa chamado Alterados por PI, na quarta temporada na televisão argentina.

Exibido no canal Encuentro, é apresentado por Adrian Paenza, um ex-jornalista esportivo que conseguiu aproximar da vida cotidiana esta ciência de somar e dividir, tida como difícil por quase todo mundo. Virou um fenômeno no país.

Paenza, também apresentador de Científicos Indústria Argentina, é autor do livro Matemática… ¿estás ahí? que já vendeu mais um milhão (!) de exemplares e pode ser descarregado totalmente AQUI

Semana passada ele lançou sua sexta obra em um teatro de Corrientes. Um publico massivo apareceu para apreciar ¿Cómo, esto también es matemática?

Seu segredo? Brincar, trazer os problemas para a realidade.

Por exemplo: três amigos acabam de jantar e o garçom lhes cobra 30 pesos. Cada um coloca 10, mas o dono diz que vai dar um desconto e acaba cobrando apenas 25 pesos. O garçom pensa: como devolvo 5 pesos a três pessoas? Então fica com 2pesos para ele de gorjeta e devolve 1 peso a cada um dos três clientes. Se ele devolve um peso, poderíamos dizer que cada um pagou 9 pesos. Levando em conta que 3 x 9 é 27 (mais os dois que ficaram com o garçom), dá um total de 29.

Onde está o peso que falta???

Paenza explica que há uma percepção errada da matemática, de que ela esta em outro lugar, num papel com contas, e que por isso produz tanto rechaço. “Na verdade, tudo é matemática”. Saber estabelecer uma rede de semáforos em onda verde, falar por telefone, gravar uma canção.

Ele acrescenta, no entanto, que o problema não esta apenas em quem acha que matemática é chato, mas também nos próprios matemáticos, que desfrutam de algo que não sabem compartilhar. Esse é o “X” deles. Deixar os números atraentes.

Mas para que? Para que mais problemas possam ser resolvidos! Por incrível que pareça, são publicados cerca de 200 mil novos teoremas por ano!

Nesse caminho, um dos obstáculos a vencer é a vergonha de não saber, que sepulta a curiosidade. “É preciso saber lidar com o fato de não poder resolver um problema, aprender a coexistir com a frustração, que não é um tema só da matemática. É da vida”, diz.

Os programas, muitos deles gravados nas escolas, com a participação dos alunos, podem ser descarregados na página da TV Encuentro e são acompanhados de material didático para os professores.

Se há mais algum alterado por PI entre os leitores, que espie o vídeo abaixo:

 

Para quem quiser ler o Cartas de Buenos Aires no Noblat, é só clicar AQUI. 

 

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *