Cartas de Baires: Memória do Saqueio, 10 anos sem panelaços

Madrugada de 19 para 20 de dezembro (Foto Telam)

Precisa legenda?

Um documentário essencial para entender a Argentina é Memória do Saqueio, do diretor Pino Solanas, que compartilho com vocês na íntegra, abaixo. O filme conta a história da última grande estafa ao povo argentino, que neste dezembro completa 10 anos.

As cenas são impressionantes e história esta toda lá, condensada. A formação da divida externa, a era Menem, o discurso neoliberal e privatizador, a dolarização da economia. Depois, o esgotamento do modelo, a quebradeira, o empobrecimento, cavalos atropelando as Madres com seus lenços brancos, uma multidão enfurecida gritando “el pueblo no se va”, saqueios em supermercados.

Olhando para trás, parece que faz muito tempo. Mas não. Apenas uma década separa a Argentina de hoje da Argentina do “que se vayan todos”.

No dia 1 de dezembro de 2001, o então presidente Fernando de la Rua e seu ministro da economia Domingo Cavallo anunciaram um bloqueio bancário, um mega confisco, que entrou para a história com o nome de “corralito”. A medida autorizava o saque de apenas 250 pesos por semana das contas e poupanças.

PANELAÇOS EM BUENOS AIRES

Milhares de pessoas foram às ruas para protestar, enfurecidas.

No dia 20 de dezembro, De la Rúa teve que escapar da Casa Rosada,em um helicóptero. Dolado de fora, uma multidão enfrentava a polícia. Houve mais de 30 mortos e cerca de 20 mil pessoas morreram por problemas cardíacos.

Em uma semana, cinco presidentes passaram pela Casa Rosada. Cerca de 400 mil pequenas e médias empresas fecharam as portas e 1,6 milhão de pessoas perderam o emprego. O país nunca mais foi a mesmo.

A classe média, que queria recuperar sua poupança, e os desocupados, que queriam trabalho, marchavam juntos pela primeira vez. “Piquete y cacerola, la lucha es una sola”.

Hoje a Argentina vive um dos momentos de maior crescimento econômico da sua história. O país reduziu o índice de pobreza, que chegou a atingir 54% durante a crise, para menos de 20% segundo a consultoria Equis, especializada na análise da pobreza e desemprego, e para menos de 10% segundo o governo. O desemprego, que teve pico de 24%, está em 7%. Há uma serie de outros índices positivos.

A socióloga Norma Giarracca, co-autora do livro Tiempos de Rebelión – Que se vayan todos, destaca que desde 2003 surgiram tanto uma democracia quanto um capitalismo econômico mais amigável no país.

Além disso, a Argentina logrou uma serie de direitos sociais e avançou enormemente na área de direitos humanos. A população foi às urnas e respondeu com 54% dos votos pela continuação deste projeto político. A presidente tem 70% de aprovação popular.

Importante olhar a história em perspectiva neste momento, muito mais do que para a cor do vestido de Cristina na posse.

 

Para ler o texto no Blog do Noblat, é só clicar AQUI.

8 Comments

  • Gisele Teixeira disse:

    19 y 20 de Diciembre de 2001: El Final
    1° Exposición de Archivo Fotográfico de TÉLAM sobre los acontecimientos de Diciembre de 2001. Em Defensa, 372.

    Gracias pela dica, Gabi.

    http://informes.telam.com.ar/?p=334

  • Louca para chegar em casa e assistir…
    🙂

  • Jair Cordeiro disse:

    assisti o documentario ha uns meses, voltei a ver um pedaço essa semana apos ler um post no Ariel Palacios e confesso que cheguei a chorar.

    é assustador porque foi ‘esses dias’ né. 10 anos é muito pouco. hoje a Argentina parece estar bem, mas ainda passa uma certa insegurança… e não é prá menos.

    de qualquer forma, espero que tenha sido a ultima grande crise.

  • martha disse:

    VOY A HACER UN COMENTARIO EN OTRO MOMENTO.PORQUE LOS TESTIMONIOS DE LA PELÍCULA SON IMPRESIONANTES.ME HE QUEDA
    DO SIN PALABRAS.

  • Rafael Kafka disse:

    Índices ótimos? Desde quando índices oficiais e de ongs chapa branca são ótimos! A Argentina está à beira da hiperinflação! Se você acha que há 10 anos viveram algo terrível esperem a inflação voltar aos 100, 200% ao ano com o governo repondo apenas a Inflação oficial de 1/5 da real!

    Quando as pessoas entenderão que nada massacra mais os pobres do que a inflação? http://www.inflacionverdadera.com/

    • Gisele Teixeira disse:

      Rafael, claro que há inflação e em nenhum momento nego isso no texto. O que estou dizendo é que, em comparação com 2001, a Argentina saiu, me desculpa a expressão, da grande merda que estava. A inflação também está chegando no Brasil, aliás…

  • Lorene Soares disse:

    emocionante o documentário; eu viajava muito a Buenos Aires nessa época; depois do corralito eu fui uma vez e não consegui voltar antes de um ano, porque foi muito chocante tudo isto.
    este tempo de agora, sem dúvida, é melhor do que aquele de 10 anos atrás.
    gracias Gi por compartilhar conosco esse filme.

  • Realmente o documentário é excelente, tive a oportunidade de vê-lo em uma aula na faculdade este ano. Olhando estas imagens, os dados horríveis indicando a miséria da população e tudo mais e comparando com a Argentina de hoje, fico orgulhoso em ver como o país se reergueu tão rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *