Um passeio pelas livrarias portenhas

Primeira obra de referência em português

A jornalista brasileira Adriana Marcolini  lançou recentemente o livro 50 Livrarias de Buenos Aires. O guia contém informações básicas e histórias  sobre as 50 livrarias portenhas selecionadas pela autora. Inclui desde as enormes, como a El Ateneo, até as pequenas, super acolhedoras. Há ainda as livrarias de saldo, que vendem obras esgotadas, as de viejo, equivalentes aos nossos sebos, e as antiquárias.

Buenos Aires tem uma sólida tradição livreira construída lentamente e favorecida por fatores externos, como a guerra civil na Espanha (1936-1939), que levou vários editores espanhóis a emigrar para a Argentina.

A cidade tem uma livraria para cada seis mil habitantes. Elas fazem parte da identidade portenha: estão espalhadas por todos os lados e atendem aos mais diferentes interesses. São a expressão da pluralidade de pensamento. Resistem às crises e às ditaduras.

Leia o primeiro capítulo AQUI. 

Para quem gosta do tema, outra boa obra de referencia, desta vez em espanhol, é o guia El Libro de los Libros, que pode ser baixado inteiramente grátis AQUI. 

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *