Dicas de Lisboa: 13 cantinhos para curtir a cidade

 

Lisboa: além dos passeios que “tem que fazer” e que estão em todos os guias, deixo aqui uma seleção de lugares que a gente mais gostou na cidade.

1. Restaurante Casa do Alentejo

Passando pela frente da porta a gente não dá nada por este lugar, mas por dentro ele é um escândalo!  A casa é um antigo palacete de influência árabe, a começar pelo saguão que lembra direto o Marrocos. O restaurante, no primeiro andar, não deixa por menos. Os preços são bem honestos e a comida farta, com pratos de quase todas as partes do Alentejo. Fica na Rua das Portas de Santo Antão, 58, na Baixa.

2. Esplanada do Torel

Um café que fica no Jardim do Torel, com uma magnífica vista para a Avenida da Liberdade e Miradouro de S. Pedro de Alcantara. A gente chega lá  pelo Campo Santana ou Rua das Pretas, assim como pelo velho elevador do Lavra, a partir do Largo da Anunciada. Ótimo para um brunch de domingo ou fim de tarde.

3. Restaurante Tibetanos

Sei que ninguém vai a Portugal para comer comida tibetana, mas para os vegetarianos deixo a dica. Esse é um dos melhores da cidade. Fica na Rua do Salitre, 117 .  Fecha domingos e feriados.

4. Vida Portuguesa

A loja vende produtos portugueses que atravessaram gerações e nos tocam o coração, como Publicações SerrotePlaneta TangerinaChocolates ArcádiaSaboaria Confiança e outras.

5. Pavilhão Chinês 

Pelo nome esperava uma coisa mais chinesa, mas não tem nada a ver e mesmo assim é muito bom. A gente ficou nesta parte da sinuca (foto abaixo), mas cuidado. É também a área de fumantes e a gente não sabia. Saímos direto para casa para tomar um banho. Melhor ficar na frente. Se você não fuma, claro. Fica no Bairro Alto.

lisboa pavilhao chines

Perfeito para um drinque

Lisboa: descubra outras dicas do Aquí me Quedo 

6. Livraria Fabula Urbis

Esta livraria tem o melhor acervo de livros sobre Lisboa, especialmente sobre arquitetura e urbanismo. Fica na Rua de Augusto Rosa, 27, na Alfama.

 7. Café Zazou

Este cafezinho também fica em Alfama, meio escondido, perto da igreja da Sé (Calcada do Correio Velho, 7). Além de vender umas delícias gastronômicas, é também um lugar onde a gente pode encontrar artesanato português de boa qualidade.

8. Pois, Café

Também pertinho da Sé e ótimo para uma parada (Rua São João Praca, 95). O espaço nasceu da graça que as proprietárias austríacas acharam à palavra “pois”, que os portugueses não se cansam de dizer. Do antigo armazém de especiarias pouco restou a não ser o teto altíssimo sustentado por três arcos de pedra. As mesas são inspiradas em cidades que lhe dão o nome. A gente sentou na Buenos Aires, claro, que é um recanto com sofás e mesinhas de apoio que nos deram a sensação de estar em casa. O melhor: o lugar é cheio de revistas e livros em diversos idiomas!

9. Artista plástico João Mouro

Amei a descoberta deste artista plástico que expõe na Galeria 52 ((Rua do Diário de Notícias, 59). Todos os objetos são construídos com materiais desperdiçados pelo consumidor. Difícil escolher apenas uma foto para colocar aqui. Sugiro a todos uma espiada no site dele.

lisboa joao mouro

Dá para morar aqui?

 10. Museu do Design da Moda

Adorei o MUDE que, além de tudo, tem entrada grátis. O acervo do lugar é gigante, mas o espaço é pequeno, o que faz com que a cada seis meses a programação seja alterada. Hoje eles inauguraram uma exposição sobre os designers de moda em Portugal. “Diz-me do que gostas… dir-te-ei quem és” é uma mostra que explora o universo de 22 criadores de moda desde os finais de 1980 até à atualidade. O próprio lugar, um antigo banco, já merece uma visita. Vai para a lista dos imperdíveis.

lisboa museu da moda

Acervo de mais de 2.500 objetos

11. Café Buenos Aires

Em pleno coração lisboeta e próximo a conhecida Rua Garrett, se encontra um belo representante da gastronomia argentina para quem estiver cansado dos peixes: El Café Buenos Aires. Conto a história: um dia o Edu ficou com saudades de uma bela porcão de flan con dulce de leche e a gente foi lá. É pequeninho e super aconchegante para noites de frio.

12. Disco do Antonio Zambujo

 Um cantor de fado que eu nao conhecia e foi indicado pelo nosso anfitrião em Lisboa.

13. Um apê para curtir e ser feliz

O nosso ape em Lisboa, alugado pelo Airbnb. O proprietário, o Jorge, e a companheira dele, a Daniela, nos receberam tao bem que ficamos amigos. Além do lugar ser uma graça, tem um terraço de tirar o folego.

Para matear no fim da tarde. Sim, a gente levou o mate!

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *