10 dicas do que fazer na cidade do Porto (Portugal)

porto_vista panoramica

 

A descoberta da cidade do Porto, em Portugal, foi uma das melhores surpresas desta viagem. É arrasadoramente linda, talvez a mais linda que já tenha visitado até hoje. Coisa para sentar e ficar olhando por horas. A luz, as casas, as pontes, as gentes.

Deixo, a seguir, uma série de fotos e sugestões de lugares para visitar por lá.

Porto vista noturna

Foto Eduardo Baró

Laporto_Nossa_senhora_dell_carmem

Lateral da Igreja Nossa Senhora del Carmem – Foto Eduardo Baró

O ideal é ficar pelo menos uns três dias na região. A gente ficou esse tempo e não fez nem a metade dos passeios que “tem que” fazer. Ficou só caminhando à toa e tomando vinho.

Importante: seu centro histórico (conhecido como distrito de Ribeira de Oporto) foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 

8 dicas do que fazer na cidade do Porto

 

porto_panoramica

Difícil decidir qual o melhor ângulo. Foto Eduardo Baró

 

1.Gallery Hostel 

Amamos este hostel. Ficamos no quarto para casal, com banheiro e cama de 2m x 2m!! Diária a 50 euros. Além de super bacana, o hostel fica na rua Miguel Bombarda, que tem uma concentração muito grande de galerias de arte. E é quase em frente ao CENTRO COMERCIAL BOMBARDA que, como eles dizem, é um centro comercial “mas não é um shopping”. Cheio de lojinhas de arte e roupas bacanas.

Gallery Hostel, Porto, Portugal

Lindo de morrer e super bem localizado

 

2. Peter Café Sport

O “nosso” cantinho na beira do Douro, perfeito para tomar um Porto no final da tarde com detalhe da delicadeza do cobertorzinho se faz um pouco de frio.

porto- cafe

Os palinhas do Café Peter

 3. Museu Soares dos Reis

Junto ao Palácio de Cristal, vale a pena pelo acervo, pelo edifício e pelo jardim. Foi o primeiro museu público de arte do país, fundado em 1833. 

 

4. Fundação Serralves

Fica um pouco longe do centro mas vale super a pena. Foi um dos lugares mais lindos que visitamos na cidade. Fica no Parque Serralves e é um dos espaços mais importantes de arte contemporânea no país, com 14 salas distribuídas por três andares de um prédio impressionante, em um parque de 18 hectares. Bom para passar o dia.

5. Melhor vista

Cruzar para o lado de Gaia. Ponte D.Luis sobre o Porto. Vale a pena.

porto noite

Ficamos loucos com as vistas noturnas! Foto Eduardo Baró

 

6. Livraria Lello

Livraria Lello e Irmão, também conhecida como Livraria Chardron ou simplesmenteLivraria Lello, fica na Rua das Carmelitas, 44. Foi eleita 2010 a terceira mais bela do mundo pelo guia de viagens australiano Lonely Planet. Dois anos antes, também o diário britânico The Guardian a considerou como a terceira mais bela livraria do mundo, atrás da Ateneo, de Buenos Aires, que ocupa o lugar de um antigo teatro, e da da Boekhandel Selexyz Dominicanen, em Maastricht, Holanda, que está instalada numa antiga igreja. O atual edifício da Livraria Lello, pelo contrário, foi desenhado desde seu início para ser uma livraria pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves. Aqui uma visão de 360 graus. 

7. Galeria de Paris

O Galeria de Paris é um restaurante singular! No mesmo lugar onde um dia funcionou um armazém de tecidos vendidos a metro hoje são vendidas refeições divinas, pratinhos com petiscos, tapas diversas, bolos caseiros e bebidas. Para além dos balcões, mil e um objetos antigos: caixas e frascos, bonecos, máquinas, rádios, balança, relógios…Fomos ao bar  Galeria de Paris, para comer e celebrar o aniversário do Edu.

porto galeria de paris

Galeria de Paris

 

8. Espaço 77

Digamos que este é um pé sujo do Porto, com um ambiente freak, mesas de sinuca e cerveja a 50 centavos de euro.

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *