Malvinas: 12 livros que destrincham a história

A guerra entre Argentina e o Reino Unido pela soberania das ilhas Malvinas sempre já rendeu bons livros. Abaixo, uma seleção para quem quer entender melhor o tema.

Se o dinheiro der para comprar apenas um, minha aposta fica entre Lágrimas de hielo e o livro Montoneros o la ballena blanca”, do pesquisador Federico Lorenz, que aborda a guerra sob a perspectiva histórica vinculada com terrorismo de Estado em uma obra de ficção. Há muitos anos Lorenzescreve sobre Malvinas, sendo que esta é sua primeira obra de cunho literário.

malvinas livros

Lágrimas de Gelo

1. Lágrimas de hielo, da jornalista Natasha Niebeskikwiat, traz à tona os abusos e tormentos que “não poucos” soldados sofrerem por parte de seus oficiais superiores, assunto que chegou há pouco na Corte Surprema de Justica da Argentina, para que esta determine se estes crimes foram ou não contra a humanidade.

Natasha, primeira jornalista a pisar no arquipélago do Atlantico Sul depois da guerra, afirma que há 70 oficiais e sub-oficiais imputados por abusos e até um morto pela própria tropa.

«Lo más grave —reflexiona— no eran los estacamientos, enterrarles vivos hasta el cuello o las tremendas palizas que recibieron. Lo peor era que no les daban de comer».

Os sete pilotos que participaram da operação

2. “Malvinas, los vuelos secretos“, de  Gonzalo Sánchez  (NOVO),é um livro sobre os pilotos das Aerolíneas Argentinas que voavam para a Líbia, África do Sul e Israel para conseguir armas e traze-las ao país durante a guerra. AQUI, uma entrevista com o autor e MATÉRIA feita com os pilotos e publicada no Clarín.

malvinas livros

Diferente esta perspectiva

3. “Rabinos de Malvinas”– Nesta obra, Hernán Dobry traz à tona a história de cinco religiosos que foram enviados às ilhas como apoio espiritual aos soldados judios.  Foi a primeira vez na história do país que sacerdotes de outra fé que não a católica formaram parte das Forcas Armadas. Eles tem um próprio blog sobre o tema.

4. “Guerra de Malvinas: imágenes de una tragedia”, de Román Lejtman, promete abordar “o papel da CIA; os satélites da União Soviética e a influencia de Fidel Castro e Augusto Pinochet no conflito bélico”

5. “Vidas marcadas, nuevas crónicas sobre Malvinas”,  de Agustín Gallardo, busca “recuperar a voz, o depoimento e a vivencias dos protagonistas e atores secundários don conflito”.

6. “Malvinas Operación Chaff – un secreto juego de espejos“, apresenta a visao do Brigadeiro ao Ar Ernesto Víctor Michelli sobre o conflito.

7. “Malvinas, la trama secreta”, um trabalho de pesquisa dos jornalistas Oscar Raúl Cardoso, Ricardo Kirschbaum e Eduardo Van der Kooy, publicado pela primeira vez em 1983, revisado em 1992 e reeditado agora.

8. 1982, do jornalista argentino Juan Bautista Yofre.

9. Vidas marcadas, do jornalista Agustín Gallardo, traz relatos de protagonistas que estiveram diretamente na guerra

10. Malvinas, façanha ou incompetência ou Até o último dia, do tenente-general Martín Balza e do coronel Dardo Forti, respectivamente.

11. “Trasfondo”  de Patricia Ratto (ficção)

malvinas livro

Lorenz é um dos grandes conhecedores do tema

12. Montoneros o la ballena blanca”, do pesquisador Federico Lorenz, aborda a guerra sob a perspectiva histórica vinculada com terrorismo de Estado. Crítica do Página 12 AQUI. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *