As fronteiras latino-americanas, contadas pelo cinema

Fronteiras leva ao cinema este instigante tema, pelas mãos e olhares de oito diretores latino-americanos, de cinco países. A direção é de Jorge Furtado.

 

“Até a Vista”, curta-metragem dirigido por Jorge Furtado, levou para casa as estatuetas de melhor filme, roteiro (Furtado), ator (Felipe de Paula) e trilha (Everton Rodrigues) no 16º Cine PE Festival do Audiovisual, em Recife.

O filme é uma produção da Casa de Cinema de Porto Alegre, originalmente para o projeto “Fronteras”  – uma série do canal de televisão argentino TNT, apresentada pelo cineasta Juan José Campanella em dezembro do ano passado.

A ideia do projeto é bacana, abordar o tema “fronteiras” pelas mãos de oito diretores latino-americanos, de cinco países, com equipes mistas e rodagens em diversos lugares. Importante: fronteira aqui entendida como limite em diversos sentidos, não apenas físico – entre formas de relacionar-se, de linguagem, dos limites do corpo, do conhecimento e até entre a vida e a morte.

O resultado é super diverso, com obras vão deste o fantástico até a ficção científica, passando pelo drama, suspense e comédia.

Dividido em três partes, cada programa “Frontera” começa com um curta. Em seguida é exibido o making off da produção e, por fim, os cineastas concedem uma entrevista onde revelam a maneira como trabalharam. Sei que os programas passaram no Brasil, mas se alguém, por acaso, não pode acompanhar a série, aviso que quase todos os episódios podem ser vistos no You Tube.

Um ótima oportunidade para aprender espanhol (comparar os diferentes sotaques e gírias), identificar as locações e aceitar as diferenças regionais entre os países “hermanos”.

Aqui, um resumo de cada um dos curtas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *