Festival de Cine e Direitos Humanos

Começa quarta-feira, em Buenos Aires, o 14 Festiva de Cinema e Direitos Humanos.

A programação é extensa. Há uma competição de longas, com filmes de diferentes países, que parece que está ótima; de documentários nacionais e também de curtas e média metragens.

Uma dica é Cocaine Unwrapped, que mostra a história da coca: os agricultores da Colombia, os chamados “mulas” nas prisoes equatorianas, as fábricas de cocaína na selva boliviana, os traficantes das ruas do México e Baltimore…e os consumidores do ocidente.

Uma história de morte, devastação econômica e sofrimento. O documentário é inglês, da diretora Rachel Seifert

Também estou louca para ver Putos Peronistas, Cumbia de un Sentimiento, que conta a história da agremiação  Putos Peronistas de La Matanza. Faz um tempo escrevi coluna minha sobre este tema, chamada DO ARMÁRIO PARA A POLÍTICA, que pode ser lida AQUI. 

Há depois mostras temáticas (Ambiente, Povos Originários, Infância, Gênero, etc) e por regiões (Colômbia, Cuba, Venezuela, Oriente Médio). Há, por exemplo, quatro filmes sobre a chamada Primavera Árabe, com visões de diretores da Franca, Grécia, Tunísia e Jordânia.

Uma bela oportunidade de ver películas que nunca vão chegar ao circuito comercial. A programação está dividida entre as salas Incaa 0, Cosmos UBA, Auditório da Biblioteca do Congresso, Alianca Francesa e Centro Cultural de Espanha em Buenos Aires.

Programação completa AQUI. 

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *