Filmes argentinos em quatro cidades brasileiras

Começa dia 1 de junho, em Sao Paulo, o 1º Festival de Cinema Argentino, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA).  A programação reúne cinco longas-metragens contemporâneos: Verdades verdaderas. La vida de Estela, de Nicolás Gil Lavedra; Las Acacias, de Pablo Giorgelli (Ganhadora da Câmara de Ouro no Festival de Cannes 2011); El dedo, de Sergio Teubal; Los Marzianos, de Ana Katz e Juntos para siempre, de Pablo Solarz. A promoção é do Cinemark.

O festival continua no Rio de Janeiro (21 a 28 de junho); Florianópolis (10 a 16 de agosto) e Porto Alegre (24 a 30 de agosto). Detalhes da programação AQUI. 

Sinopses:

Las Acacias (As Acácias), do diretor Pablo Giorgelli, vencedor da Câmera de Ouro do Festival de Cannes em 2011, conta a história da relação criada entre o caminhoneiro Ruben e uma mulher que viaja com ele ao lado de sua filha, durante o percurso de 1.500 km entre o Paraguai e Buenos Aires. Ruben é caminhoneiro desde jovem e conhece a estrada como a palma da sua mão, mas essa viagem será única em sua vida. No elenco estão os atores Germán de Silva, Hebe Duarte e Nayra Calle Mamani.

O filme El Dedo (O Dedo), primeiro longa-metragem do diretor Sergio Teubal e premiado no Festival de Cinema de Guadalajara, em 2011. Baseado na novela El Dedo de Baldomero, de Alberto Assodourian, o filme conta a história de Florêncio, que guardou o dedo indicador do irmão que encontrou morto. Coisas estranhas começam a acontecer no vilarejo, e nem mesmo Florêncio está preparado para o efeito que o dedo do irmão terá sobre o povo e a primeira eleição na cidade. No elenco estão os atores Fabian Vena, Puma Goity, Martin Seefeld, Mariana Briski e Roly Serrano.

A comédia dramática Los Marzianos (Os Marzianos), dirigida por Ana Katz apresenta dois irmãos, Luis e Juan, brigados há algum tempo. Delfina, a terceira irmã, tenta mediar à reconciliação, sem sucesso, até que a presença de Juan em Buenos Aires para o aniversário de sua filha e o desejo da menina de comemorar na casa dos tios leva os dois irmãos ao encontro que evitavam. No elenco estão os atores Guilherme Francella, Mercedes Morán, Arturo Puig e Rita Cortese.

O longa Juntos Para Siempre (Juntos para Sempre), do diretor Pablo Solarz, descreve a vida de um roteirista de sucesso, Gross. Mergulhado em suas histórias, ele mal escuta quando sua mulher, Lucía, confessa sua infidelidade e depois o abandona.  Enquanto isso, o novo roteiro de Gross vai tomando forma, e aos poucos a ficção confunde-se com a realidade. No Elenco estão os atores Peto Menahem, Malenas Solda, Florencia Peña, Luis Luque, Mirta Busnelli, Marta Lubos, Valeria Lois e Silvia Kutica.

Primeiro longa-metragem de Nicolás Gil Lavedra – que trabalha com a temática de direitos humanos desde o curta-metragem Identidad Perdida (2005) –, o filme Verdades Verdaderas(Verdades Verdadeiras) encerra o festival em Sao Paulo. A obra apresenta a história da ativista de direitos humanos Estela Barnes Carlotto (papel de Susú Pecoraro), que tem sua vida transformada pelo sequestro de sua filha, Laura, durante a ditadura militar. O filme mostra a busca de uma esposa, mãe e avó, além de retratar sua luta pelos ideais de justiça. No elenco estão os atores Alejandro Awada, Rita Cortese, Inés Efron, Laura Novoa, Fernán Mirás, Carlos Portaluppi.

2 Comments

  • marha disse:

    seguramente estas películas argentinas tendrán éxito en Brasil.Me parece que deben ser muy buenas

  • Hilda Rocha disse:

    Ai que revolta! Brasília sempre fica de fora… Amo e acompanho o cinema argentino, ando com uma relação na bolsa e sempre que vou a locadora (sim, ainda vou a locadora mesmo com todas as opções disponíveis no quesito “ver filmes”), saio caçando tudo. Dos títulos acima, só assisti a Los Marzianos, que pra variar, é excelente. Salve o cinema argentino!!

    Beijo,
    Hilda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *