Buenos Aires ganha Museu do Humor

Uma boa notícia para começar o fim de semana: a abertura do mais novo museu portenho, o MUHU – Museo del Humor.

A inauguração será amanha, sábado, às 16h, no edifício da cervejaria Munich, na Costanera Sur. O espaço chega com duas mostras: Humor Gráfico Argentino: su historiaCarlos Garaycochea, humor en colores. 

A companhia francesa  Les Plasticiens Volants recorrerá os arredores com uma Mafalda de 10 metros, acompanhada por  Babel Orkesta. Além disso, estará presente o grupo de rock infantil Heavysaurios (!!).

O patrimônio do Museu abarcará dois séculos humor gráfico argentino, desde o século XIX, com o humor de costumes de Peinetones de Bacle e os ácidos desenhos dos jornais El Mosquito e Don Quijote, passando por obras de grandes caricaturistas e ilustradores das primeiras décadas do século  XX (Cao, Sirio, Zavattaro, Málaga Grenet e outros) que desenvolveram seu ofício em Caras y Caretas, Fray Mocho, Plus Ultra, El Hogar.

Depois, passa pela chamada Idade de Ouro, ao redor da segunda metade do século XX, quando muitos dos grandes desenhistas se converteram em editores de revistas que marcaram época, como Dante Quinterno com Patoruzú e Guillermo Divito com Rico Tipo. Logo, Landrú com Tía Vicenta e Andrés Cascioli com Satiricón y Humor. E chega até a atualidade, com humoristas como Quino, Ferro, Mordillo e Carlos Nine.

Está presidido por uma comissão de cinco notáveis: Quino, Garaycochea, García Ferré, Sábat e Mordillo, que serao os responsáveis por desenhar a política cultural do espaço.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *