Começa o torneio nacional de Scrabble

Extreme Scrabble!

Quando criança não gostava muito de bonecas. Mas em alguns jogos era imbatível: na canastra (sim, lá em casa se joga canastra deste o bercinho) e no Scrabble – as palavras cruzadas em tabuleiro.

Os dois seguem na minha vida até hoje.

Por isso a minha felicidade em saber que na Argentina há uns 10 mil viciados em formar palavras, segundo a Associação Argentina de Scrabble.  É daqui, inclusive, o campeão mundial,  Diego González.

De 7 a 9 de julho acontece o campeonato nacional, disputado em Palermo (Borges 2076). Os cinco melhores classificados seguem para a Espanha, para o torneio mundial deste ano, em outubro.

Lendo sobre isso, descobri umas curiosidades: como o K e o W são pouco utilizados, essas letras são substituídas pelo CH,  LL, RR e Ñ na versão espanhola do jogo. Outra curiosidade: há muito mais palavras com sete letras em espanhol, o que facilita a formação do Scrabble (ou bingo), que é quando o jogador usas todas as pecinhas e marca um adicional de 50 pontos.

Aqui em casa a gente joga Scrabble bilingue! Usamos palavras em espanhol e português, mas com o dicionario ao lado para provar que ninguém está trapaceando. O Edu sempre perde!

1 Comment

  • martha disse:

    QUÉ LINDO JUEGO EL SCRABBEL.HUBO UN TIEMPO EN QUE JUGABA CON UNA AMIGA. EL OTRO DÍA ESTABA RECORDANDO ESE JUEGO!
    ASÍ QUE ALGUIEN HACE TRAMPA PARA QUE EDUARDO PIERDA??
    DE QUIÉN SERÁ LA CULPA? EJEM,EJEM……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *