Dicas de Salta e Jujy: La llama que llama!

Com vocês, minha mais nova paixão:

Durante toda a nossa viagem pelo Norte da Argentina fomos acompanhados pelos Lhamas.

O lhama é um mamífero ruminante pertencente à família dos Camelídeos, da qual também fazem parte a alpaca, o guanaco e a vicunha, seus parentes próximos, além dos camelos e dromedários.

Natural dos elevados planaltos andinos, e por isso mesmo capaz de suportar não só as baixas temperaturas que ocorrem naquela região, como também períodos de seca mais prolongados, é encontrado na Argentina, Chile, Peru e Bolívia.

Desde longa data os nativos dessas áreas montanhosas os consideram como “pau para toda obra”, pois além da lã, carne e couro que fornecem ao homem, também é aproveitado no transporte de cargas. Um macho da espécie é capaz de aguentar no lombo volumes com peso em torno 50 quilos.

Domesticado há cerca de 4.000 anos pelos povos incas que dominavam a cordilheira, esse animal foi largamente usado pelos espanhóis ao longo do século 16. Entre seus hábitos estranhos está o de cuspir uma secreção mal-cheirosa em outros animais – e até mesmo nos homens -, quando se sente incomodado.

Apesar de ser considerado dócil em virtude do comportamento sereno e sossegado que apresenta normalmente, o que se manifesta inclusive no seu caminhar vagaroso e cadenciado, ele se irrita com muita facilidade, tendo sido, por isso, considerado o oitavo animal mais irritável do mundo.

Melhor deixar quieto!

Comercial que fez muito sucesso na Argentina na época da privatização das telecomunicações. Super engraçado!

 

4 Comments

  • Vinicius disse:

    Vai rolar um post tipo “roteirinho” de viagem do norte da Argentina? As paisagens são lindas, parece ser bem interessante o passeio. Adoro seu blog, rendeu muito na minha última viagem à Buenos Aires.

    • Gisele Teixeira disse:

      Vao rolar diversos posts, tim tim por tim, que já comecei a escrever. É muita informacao! Quero organizar tudo direitinho porque senti falta disso antes da viagem. Amanha já comeca a sério, creio. Um beijo

  • martha disse:

    VIERON QUÉ PRECIOSAS SON LAS LLAMAS? SUS CARAS Y SU ANDAR
    SON DISTINGUIDÍSIMOS!!!!!! PARECEN UNAS REINAS ORGULLOSAS!
    ALGUNAS MODELOS DE MODA, TENDRÍAN QUE APRENDER A CAMINAR
    CON LA ELEGANCIA DE LAS LLAMAS,NO?

    AH! Y EL AVISO DE LA LLAMA QUE LLAMA, SE HIZO FAMOSO!

  • Eduardo Baró disse:

    Este fue el ultimo video: una de las llamas reclama la copia del documental que filmaron apareandose con su esposa !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *