Comunidades Unidas de Molinos: economia solidária

comunidades unidas de molinos
Comunidades Unidas de Molinos

Ruta dos “telares”

Comunidades Unidas de Molinos (CUM) é uma cooperativa de artesãos que fica na localidade de Molinos, província de Salta. Está integrada por 16 comunidades campesinas dos Valles Calchaquíes, onde trabalham mais de 200 pessoas  que se dedican à produção têxtil. Viajando pelo norte da Argentina, por Salta, pude conhecer o trabalho desenvolvido por elas em uma exposição e fiquei encantada.

“Nos unimos para organizarnos, y vamos descubriendo que los productos no valen sólo por el precio de mercado, valen por la manera en que son producidos, por el saber y la historia de las manos que los hacen, por las singularidades de las materias primas con que se confeccionan”.

Os produtos se destacam pela qualidade do design e matéria-prima, um trabalho que eles vêm desenvolvendo há mais de 10 anos.  Começaram a receber apoio do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) para agregar valor ao trabalho pecas que desenvolvem e não pararam mais de crescer.

Primeiro, melhoraram a qualidade do fio; depois, aprenderam técnicas de corte e confecção, aprimoraram o tricô e, por fim, fizeram com que o desperdício, as sobras de lã, que eram usadas para o recheio de almofadas, ganhassem valor agregado em peças de feltro. Uma coleção de roupas que poderia estar em qualquer passarela.

 

Finalmente, começaram a comercializar e estão em espaços como a feira Caminhos e Sabores, em Buenos Aires.  E também vendem online pelo site Matriarca. 

Comunidades Unidas de Molinos

Algumas peças pude conferir em Salta.

 

comunidades unidas molinos - dicas de salta e jujuy

Todo o trabalho envolve as Escuelas Campesinas de Artesanías

comunidades unidas molinos dicas de salta e jujuy

Pala de gala!

Releitura do poncho salteño, em branco

Leia mais sobre artesanato: Tri-bom!

2 Comments

  • martha disse:

    ES MUY INTERESANTE VER ESTAS COMUNIDADES O COOPERATIVAS DE
    ARTESANOSE EL APOYO DEL INTA SUPONGO QUE DEBE SER MUY IMPORTANTE.ME DA MUCHA ALEGRÍA VER QUE ESTAS FAMILIAS CON SU TRABAJO PUEDAN VIVIR DIGNAMENTE.OJALÁ PASE ÉSTO EN MUCHOS LUGARES DE NUESTRO PAÍS.

  • Osny T. Padilha disse:

    gostaria muito de adquirir esse poncho salteño, vermelho com faixa preta.
    Esse poncho foi criado oficialmente em 1931, em homenagem a Batalla de Salta ou guerra gaucha, por ocasião da independência argentina.
    A cor vermelha significa o sangue dos gauchos, derramados na Battalla de Salta, e a cor preta, o luto pela morte do general gaucho, Martin Miguel de Güemes, líder dos gauchos infernales, morto em batalha em 17 de junho de 1821.
    Anualmente, no 17 de junho, cerca de 1.000 cavaleiros gauchos, entre homens, mulheres e crianças, desfilam trajando o tradicional poncho vermelho e preto, em homenagem ao seu eterno líder, General Martín Miguel de Güemes.
    Resumindo, o poncho salteño tornou-se uma peça de uniforme obrigatória para todos os gauchos salteños.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *