Imperdible: 14 bandoneonistas fazem homenagem a Troilo

Este é um encontro para não perder: dias 11 e 18 de setembro, às 20h30, no Teatro Maipo, 14 dos mais talentosos bandoneonistas de Buenos Aires estarão reunidos para apresentar o disco TROILO COMPOSITOR.

É o que se pode chamar de um acontecimento!

Estes maestros, com idade entre 65 e 91 anos, executarão temas que o extraordinário Anibal Troilo, também conhecido como Pichuco, compôs entres 1933 e 1965.

Em todas as música utilizarão o bandoneón que pertenceu a ele, um doble A, ¾ nácar, série 20303, do final da década de 20. Ao morrer Anibal Troilo, em 1975, sua esposa Zita deu o instrumento ao maestro Raúl Garello, que depois o doou à Academia Nacional del Tango.

A ordem das músicas no show será cronológica, comecando com “Medianoche” de 1933 e fechando com “Milonguero triste” de 1965.

O disco foi gravado nos estúdios Ion,  por Jorge “Portugués” Da Silva como técnico de som. Acompanhando as jornadas esteve José Soler, legendário técnico de gravação da empresa Odeón, que registrou, em 1958, a versão “Quejas de bandoneón” para a orquestra de Troilo. Outro integrante foi o luthier Carlos Ferrío que reparou o bandoneón e o afinou.

O projeto tem o apoio da Academia Nacional del Tango e do site oficial da família de Pichuco:  www.troilo.com.ar e a primeira parte de uma série de atividades que culminarão em 2014, quando se celebra o centário do nascimento de Triolo.

Entradas AQUI. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *