Festival Internacional de Documentários

 

Ainda dá tempo! O Festival Internacional de Documentários rola até domingo, na sala Leopoldo Lugones, no Teatro San Martin, e na Alianza Francesa.

Um dos bons filmes é Cinco cámaras rotas, que conta a seguinte história:

 O granjeiro palestino  Emad tem cinco câmaras e cada uma conta uma parte diferente da história da resistência de sua aldeia contra a opressão israelense. Emad vive em Bil’in, a oeste de Ramala, na margem ocidental.

Com a primeira, filmou as escavações que arrancaram suas oliveiras, em 2005, para construir um muro que separasse os palestinos dos assentamentos judios.  Nos primeiros dias de resistência contra os soldados israelenses, nasce o filho de Emad, Gibreel.

O filme  mostra cenas do desenvolvimento do filho, mescladas com atos de protesto pacífico e o avanço da construção do muro. Simpatizantes de todo o mundo, inclusive israelenses, oferecem ajuda à resistência  mas a situação se agrava, alguns vão presos e outros aldeãos são assassinados.

[embedplusvideo height=”400″ width=”450″ standard=”http://www.youtube.com/v/XID_UuxiGxM?fs=1″ vars=”ytid=XID_UuxiGxM&width=450&height=400&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=0&chapters=&notes=” id=”ep3376″ /]

 

Cinco cámaras se projeta sexta-feira , às 18h, na  Alianza Francesa.

A programação da Lugones está AQUI. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *