Noche de los Museos em Buenos Aires

Dia 10 se comemora em Buenos Aires a “Noite dos Museus”. Nesta data, 180 museus e espaços de cultura não cobram entrada e ficam abertos entre 20h e 3h da manha.

O evento já é um clássico do calendário portenho e é uma das atividades mais lindas do ano. Uma delícia ver as ruas cheias de gente até tão tarde.

Este ano tem uma novidade bacana: o sistema de transporte gratuito de bici também ficará aberto ate à madrugada! Para quem não quer ou não pode pedalar, o transporte público é gratuito.

Nesta edição, aos 20 anos da morte de Astor Piazzolla, o músico é o principal homenageado. As principais atividades neste sentido serão no Planetário, como a apresentação do Ballet Contemporâneo do Teatro San Martin, que dancará as Oito Estações (as de Vivaldi e as do bandoneonista argentino), às 20h.

Às 21h será projetado um documentário sobre o músico e, às 23h, está programada a apresentação do Quinteto da Fundação Astor Piazzolla, seguida do concerto Escalandrum y Piazzolla Eletrônico, comandados pelo neto Daniel “Pipi” Piazzolla. Outros nove museus fazem shows em homenagem ao bandoneonista. Está tudo na programação, AQUI.

Abaixo, um documentário interessante sobre a Noite dos Museus do ano passado.

 

[embedplusvideo height=”281″ width=”450″ standard=”http://www.youtube.com/v/ZSmxA6Q9wt8?fs=1″ vars=”ytid=ZSmxA6Q9wt8&width=450&height=281&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1989″ /]

Embora esta seja uma noite bárbara, é a pior do ano para visitar os museus mais famosos, como o Museu de Bellas Artes e o Malba, que ficam lotados. Minha sugestão é aproveitar a data para descobrir novos espaços e experiências, como as visitas guiadas no meio da noite pelo Zoológico, ou o Museu do Bicentenário, que é muito interessante.

Uma dica para este ano é a mostra “Los rostros de la escritura”, com fotos de Daniel Mordzinski, mais conhecido como o “fotógrafo dos escritores”, pela quantidade de autores que já clicou. Um deles foi Jorge Amado, na foto ao lado. Há um post antigo sobre o trabalho deste fotógrafo AQUI. 

A mostra é na Usina Del Arte, um novo espaço em La Boca, que fica na Av. Pedro de Mendoza 501.

 

 

Outras sugestões alternativas na programação:

1. Conhecer o Museu Anconetani Del Acordeón (Guevara 492), que estará com exposição sobre o instrumento e diversos shows, incluindo uma “palinha” de Mintcho Garramone.

2. Mercado de Pulgas (Av. Álvarez Thomas 71), que promete instalações e criação de mural ao vivo em conjunto com os alunos do Centro Cultural Ricardo Rojas.

3. Museu Borges (Tomás de Anchorena 1660), com a exposição En el Aleph de Borges, vídeos com fragmentos de entrevistas do escritor e Ensamble Musical Borges.

 

4. Centro Educativo de Tango de Buenos Aires,  o CETBA, onde o Edu e eu estamos estudando e onde vou expor umas fotos de tango.

Que for até lá poderá dar ser primeiros passos acompanhados de professores especializados, ou então desfrutar de uma bela milonga ao ar livre. O endereço é Agrelo 3231.

Também há exposições de fileteado (Cristina Lara y Carlos Acquisto) e vídeo (Lysandra Caligaris).

 

 

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *