Almagro: o circuito off do tango portenho

 

O bairro de Almagro vem se consolidando como espaço da cena indie que revitaliza o tango e abre as portas para um novo público, gente que circula pelos “templos” da região e por bares pouco convencionais. Uma matéria recente do La Nación põe em letras o que a gente que gosta de tango já sabe, na prática: o circuito off do tango portenho. O texto completo está AQUI.  Alguns dos bares mencionados já são nossos conhecidos; outros vão para a lista dos “a conferir”.

Com vocês o circuito off do tango portenho!

La Catedral (Sarmiento 4006)

A  La Catedral é um templo tangueiro super alternativo e um lugar bem mágico.  O bar/restaurante/milonga está instalado num prédio datado de 1880, construído para abrigar um armazém de grãos. No fim dos anos 1990, deu lugar a este espaço charmoso, decorado com mobiliário usado encontrado pela cidade e que ainda mantém as grandes estruturas fabris do projeto original. Há poucos anos, era  frequentado somente por boêmios e bailarinos locais, mas agora atrai também turistas e curiosos. A originalidade do lugar é enorme, por isso é frequentemente alugado para locações para filmagem de videoclips (como o abaixo) e propagandas publicitárias.

A foto que ilustra este post é do ótimo ensaio feito por Hick Duarte (www.fiestaintruders.com), que encontrei na internet, AQUI.

El Banderín  (Guardia Vieja 3601 esquina Billinghurst) 

Este bar, fundado em 1923, é outro espaço emblemático do tango. Tem esse nome porque Mario Riesco, o proprietário, há anos coleciona bandeiras de times de futebol de diferentes países, que estão espalhadas pelas paredes. Mas ele é do River! Numa das paredes um lembrete que eu adoro e tenho como mantra: “Para recordar: no envejecer al pedo”. Foram clientes deste bar – que está na lista dos notáveis de Buenos Aires – gente como Angel Firpo, Adolfo Pedernera, Pascualito Pérez e Tato Bores. Dizem que lá se come o melhor sanduíche de presunto e queijo da cidade. E o tango…ni hablar…

Ventanita Del Arrabal (Rivadávia 3832)

 

Esta milonga acontece num bar chamado Señor Duncan, um espaço multicultural que funciona num PH, onde uma vez foi uma escola de computação. Não tem placa na porta e o lugar parece que é lindo, com pé direito alto e uma grande vitrô. A noite de tango é na terça, com a milonguita Ventanita Del Arrabal. Começa às 20h, com aula, e depois segue com grupos em formato acústico e o encerramento com o Sexteto Fantasma. Entrada grátis. Depois passam o chapéu e cada um paga o que quer, ou pode. Há noites somente de piano e de rock.

Cusca Risún (Perón 3649)

Este espaço também não conheço e parece que é realmente novo, no coração de Almagro, uma espécie de off do off, um boliche bien de barrio, como se diz aqui. Dizem que a noite boa de tango é na sexta e que é o lugar preferido dos músicos depois que eles terminam os shows. Então, nada de chegar cedo. Está bem pertinho do Sanata e do Bar Lo de Roberto.

Lo de Roberto ( Fica na esquina das ruas Bulnes y Peron)

O Bar de Roberto dispensa apresentações e é praticamente uma “experiência”. Está também entre os notáveis. É um bar antigo, inaugurado lá por 1930 e que antigamente funcionava como um armazém e despacho de bebidas. O nome original era “12 de octubre”, data de inauguração da Praça Almagro que fica ao lado do bar. Os frequentadores que passaram a chamá-lo de “lo de Roberto” em alusão ao proprietário, Roberto Pérez.  A idade avançada do local está registrada nas paredes antigas, uma estante repleta de garrafas velhas e empoeiradas, chão de ladrilho desenhado completamente gasto. Lá rola uma espécie de “roda de tango”. Primeiro cantam os mais jovens. Lá pela meia-noite a coisa esquenta e chega a velha guarda. Melhor ir cedo, pelas 22h, porque o lugar é pequeno e lota..

 

2 Comments

  • martha disse:

    me encantan las descripciones que hacés sobre los distintos lugares de
    tango. lo de la Catedral cuando explicás que se ha decorado con muebles encontrados en la ciudad, me recuerda a Eduardo que hace años se trajo a
    casa, un cartel que decía ESTADOS UNIDOS DE BRAZIL, je,je! Qué premonición!

  • Amo Almagro! por su gente, sus calles, enfim por ser Buenos Aires!soy enamorada de Buenos Aires y Almagro,una brasileña que tiene el corazon Argentino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *