Rio de Janeiro – Onde comer bem, bacana e barato

Durante dois anos, o chef, fotógrafo e “amigaço” Alex Herzog percorreu o Rio de Janeiro com sua scooter Bee vermelha, munido de três câmeras fotográficas.

Objetivo: descobrir os lugares mais saborosos da cidade, que reunissem o que ele considera a essência de bistrô, ou seja, boa gastronomia a preços justos, em ambiente agradável e bom serviço.

O resultado é uma lista de 75 estabelecimentos detalhados no guia Bistrôs Rio de Janeiro, que será lançado dia 27 deste mês, na Livraria Argumento do Leblon.

Os lugares listados não são úteis apenas para turistas, como surpreendem também quem mora no Rio.

Entre as descobertas, há exemplos como o Bar do Davi, um dos preferidos do Edu (portenho metido a carioca), no Morro do Chapéu Mangueira; o Poleiro do Galeto, no Cadega; e a Barraca da Chiquita, na Feira de São Cristóvão.

Além das informações, curiosidades e sugestões do que pedir nos restaurantes, o autor lista mais de 150 programas na região, indicando parques, jardins, museus, galerias de arte e centros culturais, na seção “Ir e ver”.

Bistrôs Rio de Janeiro traz ainda capítulos específicos, como o “Botecos, pés sujos e bundas de fora”, instituições cariocas por excelência e obrigatórias para quem quer conhecer a cidade em sua essência. Outras sessões são “Cafés da manhã” e “Gourmandises”.

A obra segue a linha dos premiadíssimos guias Bistrôs de Paris e Buenos Aires. Ambos foram vencedores de prêmios internacionais pelo Gourmand Cookbook World Award, em Paris (Bistrôs Paris foi eleito, em 2010, 4º melhor guia do mundo e Melhor guia do Brasil, e Bistrôs Buenos Aires ganhou como Melhor guia de fotografia de gastronomia do Brasil).

As fotos dos estabelecimentos do Rio merecem comentários à parte. Foram todas feitas por Alex com luz natural, sem produção nem uso de tripé, para captar a alma dos lugares.

As imagens estarão em cartaz no In House Café Bistrô (onde o autor capitaneia também as panelas), no Rio Design Barra, a partir de 28 de novembro.

 Ah, e dia 4 dezembro tem lançamento na Livraria da Vila, em São Paulo, na Alameda Lorena (Jardins).

 

 

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *