La Garganta Poderosa grita mais forte!

Sergio “Kun” Aguero, jogador da seleção Argentina e do Manchester

 

Vejam bem o porte destes nomes: Leonel Messi, Maradona, Estela de Carloto, El Índio Solari, Charly Garcia, Juan Jose Feinman, Mano Chao, Leon Gieco, Fidel Nadal, Eduardo Galeano e Juan Manuel Serrat.

Pois eles estão na listas das pessoas que tem preferido a revista La Garganta Poderosa para contar o que pensam e falar de suas vidas.

La Garganta é uma revista que existe há dois anos e orgulhosamente leva a bandeira da “cultura villera”, ou seja, é feita por e para os meninos e meninas das principais favelas de Buenos Aires. Tem publicação mensal e uma tiragem de mais de 10 mil exemplares.

Esta semana a redação se instalou esta semana no Centro Cultural Haroldo Conti, onde um dia funcionou a Escola Superior de Mecânica da Armada, mais conhecida como ESMA, principal centro clandestino de detenção durante a Ditadura Militar. É um feito e tanto, que merece ser contado aos gritos!

Na capa, Galeano!

A inauguração do espaço – que leva o nome do jornalista argentino Rodolfo Walsh – contou com a presença de Madres e Avós da Praça de Maio, do juiz da Corte Raúl Zaffaroni e do Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, entre outros.

O objetivo da publicação é fazer frente à construção do estereótipo sobre as favelas, fomentado em parte pelos grandes meios de comunicação, que promovem o medo, a discriminação e a xenofobia.

“Durante mucho tiempo aspiramos a que esos mismos medios que nos ponían en un lugar demoníaco después nos dieran alguna migaja para rectificar nuestra imagen. Pero llegó un momento en el que nos dimos cuenta de que no alcanzaba”, explicam os editores.

Foi assim que surgiu La Garganta Poderosa, inicialmente como projeto de bairro e agora de alcance nacional.

Em cada favela, uma assembléia de vizinhos escolhe – entre crianças, adolescentes e adultos – os que escreverão as notas daquela edição e de que tema se deveria falar.

O modelo de negócio é o seguinte: os vizinhos da favela compram a revista ao preço de custo, recém impressa, e logo vendem com uma pequena margem às bancas de jornais. Os meninos que escrevem, ganham para isso. Muito importante este detalhe!

É ponta de comunicação da organização social La Poderosa, batizada assim em homenagem à moto que Che Guevara e seu amigo Alberto Granado usaram para percorrer a América Latina.

No vídeo abaixo há um depoimento de Maradona e de Charly Garcia e entrevistas com as meninas redatoras, que explicam como fazem a revista. Está bem interessante. Acompanhem também a página deles em Facebook. 

[embedplusvideo height=”500″ width=”450″ standard=”http://www.youtube.com/v/BoqS6lPkd10?fs=1″ vars=”ytid=BoqS6lPkd10&width=450&height=500&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2284″ /]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *