Ótimas exposições de fotografia em Buenos Aires

Marcos Lopez, Daniel Merle, Juan Gatti e Aldo Sessa – quatro grandes fotógrafos com mostras na cidade.

 

A semana começa bem com cara de outono em Buenos Aires. Super fresquinho. Perfeito para alugar uma bici e visitar as ótimas exposicões de fotografia que estão em andamento na cidade.

Mostra abre amanhã, 5, às 19h

Mostra abre amanhã, 5, às 19h

Vamos começar pela mais nova, que inaugura amanhã, no Teatro San Martin.

1. Chama-se Mala Memoria e apresenta trabalhos de Daniel Merle, editor do La Nación e criador do Fotodoc.

A mostra abarca diferentes etapas de seu trabalho e está construída com esta lógica.

Algumas com valor familiar, se mescam com outras muito mais vinculadas à necessidade de dar conta de uma maneira de ver o mundo exterior. É ele quem conta:

 Las imágenes que verán son el fruto de incontables listas que hice durante mi vida y que de alguna manera se fueron cristalizando en fotos sueltas. Exponerlas es como mostrarles mi lista, resumen caprichoso e  inexplicable de miles de otras listas y tachaduras, papeles casi olvidados que llegan hasta hoy y tengo miedo de perder.

 

Foto Clarin

Foto Clarin

2. Outra mostra é a do badaladíssimo Marcos López, inaugurada na semana passada, no Centro Cultural Recoleta.

Com o nome de Debut y Despedida 1978-2012 , traz como novidade o trabalho do fotógrafo também em outros suportes, como  instalações, esculturas, aquarelas e desenhos.

Não posso contar muito porque ainda não a vi. Mas há uma boa matéria no Clarin sobre a mostra.

A mí me gusta acá. Fotografiar las cosas que están cerca.

Confiar en lo que dictan mis voces internas.

Pienso en el olor de la maestra de primer grado, miro las chancletas gastadas, la belleza de los pies de una camarera de un bar de ruta en Corrientes, Misiones, o Formosa, pongo un Ford Taunus coupé rojo modelo 74 en segundo plano, una manguera amarilla en el costado, la televisión con Crónica TV en el ángulo superior izquierdo del cuadro, un par de latas de cervezas tiradas por el piso para ayudar en la composición, y tengo la absoluta certeza que estoy haciendo una crónica socio-política de América.

Até o dia 17, o espaço também exibe, em diferentes horários, o documentário Vuelo de Cabotaje, de Pepe Tobal, sobre o fotógrafo argentino.

Abaixo, o vídeo promocional da mostra. Parece que tá demais! E um ótimo texto AQUI. 

 

3. Outras boas exposições ainda em andamento, e que já mencionei aqui no blog: a do Juan Gatti, o ilustrador do Almodovar, e a do Aldo Sessa, no Museu Fortabat.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *