Rosário: deste ano não passa!

Macro
Foto Revista Lan

Foto Revista Lan

Rosário, terra de Che Guevara, Fito Páez, Roberto Fontanarrosa e Lionel Messi, terceira cidade mais populosa da Argentina, conhecida como a cataluña sul-americana. Por algo será.

 

Assim começa matéria sobre Rosário na revista da Lan deste mês, me deixando com água na boca. Estou há quatro anos em Buenos Aires e desde que cheguei quero ir essa cidade vizinha. Deste ano não passa! 

Deixo abaixo os lugares sugeridos pela revista para visitar. Se alguém já foi a Rosário e quer me mandar sugestões, agradeço antecipadamente!

1. Parque España – para apreciar a vista das águas do rio Paraná e das ilhas que se veem desde a costa.

2. Museo Urbano Arte a la vista – Museu ao ar livre, integrado por obras de artistas rosarinos reproduzidas em escala gigante sobre edifícios. As últimas foram de Gambartes, na esquina das ruas Mendoza e 1º de Mayo.

 3. Centro de Expresiones Contemporáneas – antigo galpão portuário, reciclado em 1995 para ser um centro cultural não convencional. 

4.  Casa del Tango – edifício de 1860, remodelado para se um espaço dedicado à música. Na esquina de España e Wheelwright.

 5. Dia de praia – uma das sugestões da revista é ir ao complexo La Fluvial, ponto de partida de embarcações, e tomar um barco para cruzar o Paraná (15 minutos) até El Banquito San Andrés.  É uma ilha agreste, ideal para passar o dia. Outra opção é tomar o barco  Ciudad de Rosario

timthumb (1)

Foto Revista Lan

6. Museo de Arte Contemporáneo (Macro) – Facilmente identificado por uns cubos coloridos gigantes. Oferece mostras de arte temporárias. Ao sair, a dica é tomar algo no Complejo Davis, com bar e espetacular terraça sobre o rio. Parece que o forte da casa são as luas fritas com molho tártaro e cerveja!

rosario-el-cairo

El Cairo

7. Bairro Refinería bairro trabalhador, onde no princípio do século passado conviveram imigrantes  em “conventillos” e pensões. Agora em pleno processo de renovação. A dica da Lan é ao restaurante que leva o nome do bairro, de propriedade dos irmãos Avalle, para testar a nova cozinha rosarina.

8. Bar El CairoFamoso por suas reuniões de literatura, política e futebol, onde se reunia, na famosa “Mesa de los Galanes”, Roberto Fontanarrosa e seus amigos. 

 

Outras dicas da revista, para quem vai apenas por um final de semana, AQUI. 

2 Comments

  • Luana Perin disse:

    Oi, tudo bem?
    Eu estive fazendo um intercâmbio em Santa Fe, na Argentina ano passado e fui visitar Rosario. Recomendo que não espere muito para fazer essa visita. A cidade é encantadora, enquanto voce caminha pela Peatonal, por todos os lados tem grupos musicais, cantando para todos os gostos. Recomendo visitar o Monumento a Bandeira pela parte da noite. Além de ser lindooooo, de noite voce pode fazer um passeio por dentro do monumento, (embaixo da terra) e vai até no alto do monumento. É encantador, a vista é linda lá de cima.

  • Gisele Teixeira disse:

    Gracias, Luana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *