O Mundial de tango bem explicadinho (os shows)

122-SebastianPianacompositor

Homenagem a Sebastián Piana

Gente, a programação do Mundial de Tango, que começa quarta-feira, 14, tá de matar! Para atravessar agosto da maneira mais linda possível. Mas é muito extensa…vou tentar explicar para quem vai acompanhar pela primeira vez.

O Mundial de Tango é dividido em seis atividades:  a competição em si, os shows de música, os espetáculos de dança, as milongas, as aulas de tango e as conferências.

A programação pode ser conferida no site oficial, de forma bem didática, tanto por atividade quanto por dia e também por sede.

Infelizmente, as sedes principais este ano são bem distantes uma da outra, então é preciso escolher mesmo o que se quer fazer.

A maioria das atividades de dança acontece no Centro de Exposições, na Recoleta, sendo que a Usina de las Artes, em La Boca, vai levar boa parte dos espetáculos de música, especialmente os mais intimistas. Mas há também shows no Teatro 25 de Mayo, e no Anfiteatro do Parque Centenario, além da final, no Luna Park.

Como é muita coisa, muita coisa mesmo, vou falar de cada categoria num post diferente.

Hoje, os shows.

Estes também se dividem em categorias: En continuado (shows íntimos, na sala de Câmara da Usina), Especial Foye (só bandoneon, com diferentes gerações, também na Usina), Acústicos da Usina (no auditório da Usina), Nuevos Repertórios (Centro de Exposições), Panorama (tributos e homenagens, no Centro de Exposições) e ainda Produções Especiais (shows maiores, no Centro de Exposições).

Além dos grandes concertos, com gente conhecida que dispensa apresentações, como Astillero, Tanghetto, Otros Aires, Sexteto Mayor, Amores Tangos (foto em destaque) e Esteban Morgado, TODOS os bandoneonistas que eu amo tocam este ano: Rodolfo Mederos, Walter Rios, Daniel Binelli, por exemplo.

510BTanghetto

Tanghetto toca dia 15, as 18h

 

Mas eu destaco três estreias:

1. A homenagem ao falecido compositor e pianista Gerardo Gandini, com o concerto de uma Big Band liderada pelo pianista Ernesto Jodos e o trompetista Pedro Casís que se realizará sexta-feira, 16h, às 20 h, no Auditório da Usina del Arte.

A formação interpretará uma seleção do repertório concebido por Gandini, e estreado na Alemanha em 2003, sob o título “Tango & Postango”. É a primeira vez que se vai ouvir este repertório na Argentina! Entre as obras, Suite Nº 2, com o bandoneonista Lautaro Greco e o violoncelista Carlos Nozzi como solista convidado. Vai lotar e é preciso retirar entradas antes. Escutem essa interpretação de Nostalgias, por Gandini, que é de chorar.

 

 

2. O show “Los arregladores de Aníbal Troilo”, uma seleção de músicos, dirigidos por Juan Carlos Cuacci, que interpretará também pela primeira vez as obras com arranjos manuscritos da grande orquestra Pichuco, recuperados e digitalizadas pela  Comisión Homenaje Centenario Aníbal Troilo, com a grande contribuição de alunos e ex-alunos de tango da Escuela de Música Popular de Avellaneda. Foram digitalizados 489 arranjos. Tocam Lautaro Greco, Nicolás Erlich e Santiago Segret (bandoneones); Pablo Agri, Guillermo Rubino, Christine Brebes, Ahran Kim e Mayumi Urgino (violines); Clara Nardozza (viola); Paula Pomeraniec (violonchelo); Juan Pablo Navarro (contrabajo); Emiliano Greco (piano), entre outros.

 

3. O show do pianista e arranjador Popi Spatocco –acompanhante de Mercedes Sosa por décadas – que interpretará as composições de raiz folclórica de Sebastián Piana. Pianista, compositor, arranjador e diretor, autor de gemas como “Arco iris”, “Tinta roja” e “Milonga triste” em seu célebro duo com Homero Manzi, Piana foi um maestro absoluto da milonga e da mescla do tango com os gêneros campeiros  argentinos.

 

AGENDA COMPLETA AQUI 

IMPORTANTE: AS ENTRADAS SÃO TODAS GRÁTIS. NO CENTRO DE EXPOSIÇÕES É SÓ CHEGAR, NA USINA SÃO ENTREGUES DUAS HORAS ANTES!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *