As melhores escolas de gastronomia

Buenos Aires tem cerca de 100 estabelecimentos que oferecem cursos de gastronomia e que, juntos, reúnem mais de 20 mil estudantes. Quase todos oferecem carreiras completas e também cursos mais curtos. Abaixo, algumas das escolas mais importantes.

 

 

GATO DUMAS COLÉGIO DE GASTRONOMIA –  É uma das escolas de mais renome e por isso está cheia de estudantes de toda a América Latina. O peruano José Castro Mendivil, por exemplo, estudou aqui antes e abrir o Osaka e depois o Sipan, dois importantes restaurantes portenhos. Esta escola foi fundada em 1998 por Carlos Alberto “Gato” Dumas e seu atual Diretor Acadêmico, Guillermo Calabrese. Tem uma sede principal em Buenos Aires e sucursais em Pilar e Rosário, Provincia de Santa Fe. Oferece seis carreiras de gastronomia (sendo uma à distância) e também cursos intensivos, além, claro, de cursos curtos, para quem não quer fazer toda a carreira. No site deles há bastate informação para estudantes estrangeiros.

gastronomia-gato-dumas-nueva-sede.jpg

Sede de Gato Dumas

 

INSTITUTO ARGENTINO DE GASTRONOMIA – IAG – O Instituto Argentino de Gastronomía é outra escola super reconhecida. Funciona desde 1996 e foi fundada pelo atual diretor, Ariel Rodríguez Palacios. Oferece cinco carreiras e diferentes cursos curtos, como de cupcakes e muffins. Tem duas sedes em Buenos Aires (em Barrio Norte e Recoleta) e outra e Martínez, San Isidro.

 

gastronomia IAG

IAG – Foto Planeta JOY

 

MAUSI SABESS – Fundada em 1994, é uma das escolas de gastronomia mais premiadas da Argentina. Não sei exatamente o preço, mas é fama é de ser mais cara que as demais. A diretora acadêmica é Mariana Sebess, que estudou no Le Cordon Bleu e Paris e trabalhou em vários hotéis cinco estrelas. Para quem está buscando uma formação de ponta, o Gran Diploma Mausi Sebess, talvez seja o melhor. A sede é na Av. Maipú 594, em Vicente López.

ESCUELA DE ARTE GASTRONOMICO – Com dez anos de trajetória, a EAG é uma boa opção para quem gosta de cozinha como hobby. Tem uma sede em Buenos Aires (Scalabrini Ortiz 383, Villa Crespo / T. 4115-2100) e outras três em Província (Olivos, Ramos Mejía y Lanús).

 

gastronomia EAG-IV

Foto de divulgação – EAG

 

THE BUE TRAINERS – Foi a primeira escola profissional da Argentina, criada em 1989. Berço de chefes como Juan Pedro Demuru (dono e chef de Demuru e finalista do Bocuse d’Or em 2010), entre outros. É uma das que mais exige horas e trabalho para quem vai cursar a carreira e tem convênios com muitos restaurantes importantes e hotéis cinco estrelas como Sushiclub, do Alvear Palace Hotel, a cadeia de hotéis NH, o Palacio Duhau e o Four Seasons, entre outros. Pertence a Gate Gourmet, que tem uma planta importante de catering de aviões. O coordenador culinário é Thierry Duflos, que foi professor na Cordon Bleu de Tóquio. A sede fica no Aeroporto de Ezeiza.

 

GASTRONOMIA The Bue Trainers

The Bue Trainers

 

ESCUELA SINDICATO DE PASTELEROS –  É a mais barata de todas as escolas de gastromia a formação dizem que é excelente. Mas não oferecem bolsas de estudos nem estágios no exterior, como algumas das outras acima. Oferece três planos de estudos. A sede fica em Corrientes 4367, Almagro

 

gastronomia-cozinha-pasteleros.jpg

Pasteleros Argentina

12 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *