10 lugares imperdíveis no bairro do Abasto

lapercalina

O Abasto é uma região muito interessante, que às vezes fica fora da rota dos turistas. Não é lindamente óbvia, como outras partes da cidade, mas tem seus encantos.

Abaixo, meus preferidos.

Na verdade, a região que todos chamam de “Abasto” não figura oficialmente como bairro nos registros cadastrais da cidade de Buenos Aires. Ali é Balvanera. Mas está nos mapas “emocionais” dos portenhos. E se chama assim porque foi onde funcionou, de 1893 a 1984, o Mercado de Abasto Provedor – o maior centro de distribuição de frutas e verduras do país. É onde hoje fica o shopping Abasto.

PASEO DEL FILETE e CASA CARLOS GARDEL. Na altura de Jean Jaurès, 700 há uma série de casas com fachadas pintadas por pelos fileteadores Horacio Vega, Marcos Inza e Gustavo Ferrari. Esta arte tão tradicional de Buenos Aires pode ser vista aqui, também na rua Anchorena e nas passagens Zelaya e Carlos Gardel. E já que estão pela região, visitem o Museu Carlos Gardel, que é pequeninho mas super bacana (Jean Jaurès, 735). Duas “perlitas” do bairro do Abasto.

abasto _carlos_gardel

Ótimo para passear na primavera

12957_216563828485655_1389135114_n

Poster de Casa Matriz

 

TEATRO CIEGO. Na passaje Zelaya 3006, entre Jean Jaures e Anchorena, está uma das minhas descobertas tangueiras mais supreendentes, o Tango às Ciegas.

São aulas totalmente no escuro. No escuro mesmo! O objetivo dos professores Pablo Sebastian Ugolini e Giuliana Carol Fernández Cuendes é adaptar as técnicas de ensino do tango para pessoas não videntes, mas o curso é aberto a todo mundo.

A escuridão total aumenta a concentração e a conexão entre os bailarinos, melhorando a escuta do corpo do outro.

Todas as quartas-feiras, das 19h30 às 21h. As aulas podem ser pagas por dia ou mês.

CASA MATRIZ. É uma galeria de arte e também gráfica. Um dos destaques são os cartazes – lindossss! Mas eles também fazem cartões convencionais e postais sob medida. Há mais modelos bacanas AQUI. 

LA PERCALINA.  Meu novo xodó no bairro do Abasto. Com o lema “Moda fuera de moda”, La Percalina vende roupas usadas impecáveis. Especialmente modelos únicos, que foram feitos sob medida por costureiras anônimas, mas também vestidos de grife e peças em geral. O critério de seleção é que estejam em perfeito estado. As peças são entregues embaladas num papel de seda com lavanda orgânica. Luxo só! Fica na Guardia Vieja 3566. Abre só de tarde

abasto_la percalina

Para quem gosta de estampados como eu…um achado!

 

7849_615908588437858_1998469492_n

Comida indiana de primeira

LA REINA KUNTI – Um clássico “escondido” do bairro. Cozinha indiana-vegetariana num casarão antigo. Na primavera e verão dá para usar o terraço. Preços excelentes. Especialidades: Pakoras, chapatis, samosas, kachoris, koftas, sabji. Tudo delícia. Fica em Humahuaca 3461

EL BANDERÌN. Este é um bar que está na lista dos notáveis e tem uma particularidade: sua coleção de bandeirinhas de time de futebol. São 450! E por isso o nome. Foi inaugurado em 1929 como “El Asturiano Provisiones y Fiambrería” e passou a ser bar em 1962. Tudo segue igual desde então. Na primavera e verão é uma delícia sentar nas mesas da calçada e tomar uma cerveja. Clássico dos clássicos do Abasto. Fica na Guardia Vieja 3601.

OZNIA – Excelente lugar para comprar um regalito! Esta loja reúne 120 marcas e vende de um tudo! Moda, decoração, bijus, coisas para banho e cozinha, brinquedos utilitários para crianças. Para passar um tempo olhando tudo. Dá para comprar on line no site. http://www.oznia.com.ar

EX INDUSTRIA ARGENTINA – Amo o trabalho desta marca. Eles fazem caderno, blocos, cartões, envelopes, e tudo o que a gente imaginar de impressão, mas com uma velha máquina Minerva, tipos de antigamente e armado manual. Difícil escolher a foto mais linda. Então vão duas.

abasto_casa taller

 

298542_306158986077609_1341861245_n

A delicadeza desses cadernos de costura é impressionante

 

CAFF – Não podia faltar a casa da Fernandez Fierro, uma das orquestras de tango mais alternativas da cidade. Uma mescla Ramones com Puglise. Tem gente que diz que o CAFF fica mais em Amagro, mas acho que é meio Abasto. Dá igual. Tem que ir!

A Orquestra Típica Fernandez Fierro é composta por 12 músicos e um cantor, super conhecido em Buenos Aires, chamado Walter “Chino” Laborde. E embora alternativa no visual e no som, é clássica na formação, uma verdadeira orquestra típica: quatro bandoneons, quatro violinos, uma viola, um violãocelo, um contrabaixo, piano e voz.  A mão pesada roqueira vem do produtor Tito Fargo, ex-Redonditos de Ricota. Eles já tocaram em lugares como o Joe’s Pub de Nova Iorque, o Barbican Center de Londres e o New Morning de Paris. Para vê-los ao vivo, basta ir numa quarta-feira na sede de Sánchez de Bustamante, 764.

abasto_fierro

Me gusta!

 

CIUDAD CULTURAL KONEX AND BRAZAR FREAK – Já falei várias vezes sobre o Konex aqui n blog porque é um lugar que acho bem bacana, especialmente no verão. É um grande espaço ao ar livre (mas tem uma parte fechada também), com teatro, cinema, música e programação infantil também. Um dos destaques é a banda de percussão La Bomba del Tiempo, que toca todas as segundas-feiras. Mas eu gosto mesmo é quando se apresenta Dancing Mood! Lá dentro tem uma lojinha chamada Bazar Freak, de objetos curiosos.

absto_konex

Ótimo para o verão!

14 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *