Terra do Fogo: Ushuaia, os passeios (3)

A partir da cidade de Ushuaia se pode fazer um montão de passeios, dependendo da época do ano.

No inverno, desde esquiar na neve, no Cerro Castor, até sair por um trenó puxado por cachorros, andar de raquetes de neve e até de moto pelas montanhas brancas. No verão, caminhadas, cavalgadas, escalada, canoagem, tirolesa, pesca e muito mais. Uma delícia em qualquer época.

Como tínhamos pouco tempo, escolhemos dois: um passeio de barco pelo Canal de Beagle e uma caminhada pelo Parque Nacional da Terra do Fogo. Fiquei com dó de não fazer a “Pinguinera”, mas era preciso optar…No Trip Advisor tem muita informação sobre o que fazer na região. 

ushuaia_canal de beagle

Fotos Gisele Teixeira

 

TOUR DE BARCO PELO CANAL DE BEAGLE – Esse é o passeio mais clássico e o que TEM que fazer. Pode ser de catamarã (350 pesos), de barco menor (380) ou de iate (estavam em manutenção). Optamos pela segunda opção.

O roteiro passa por ilhas do arquipélago Bridges como a Isla de los Pájaros – local habitado por aves como cormorão, pato e albatroz, e a Isla de los Lobos – onde podem ser vistos leões marinhos.

O farol Les Eclaireurs, um dos cartões postais da Terra do Fogo, também está incluído no passeio e marca para os navegadores a entrada da Baía de Ushuaia.

A gente também parou numa ilhota para ver vestígios dos Yámanas, habitantes anteriores à chegada do homem branco na América. São os chamados “conchales ou concheiros”,  lugares com acumulação de cascas moluscos, alimentos utilizados por eles quando estavam em terra (eram nômades do mar).

O nosso passeio durou três horas e valor incluía um lanchinho – café, chá e biscoitos, muito providenciais tendo em vista o mega vento do lado de fora. Os passeios podem ser contratados nos quiosques que ficam em frente ao porto mesmo.

É só clicar nas fotos para vê-las em tamanho grande.

 

 

Ushuaia_Parque Nacional

Novos amigos

PARQUE NACIONAL DA TERRA DO FOGO – Para ir ao Parque Nacional – a 12 km do centro, é preciso tomar uma van na rua que fica em frente ao porto (150 pesos por pessoa). Neste valor não está incluída a entrada, que está 60 pesos para residentes no Mercosul. Outras possibilidades são ir de táxi ou então chegar até lá com o famoso Trem do Fim do Mundo. 

A gente ficou com a primeira opção. E foi ótimo, porque no trajeto conhecemos um casal de colombianos que moram no Chile, o Hermann e a Juliana, e passamos com eles uma tarde super agradável. Além disso Hermann é biólogo e nos deu uma aula sobre animais e plantas durante a caminhada.

O Parque tem 63 mil hectares e foi criado no ano 1960, com o objeto de proteger a porção mais austral de bosques subantárticos, junto com o Canal Beagle. Há diversas trilhas, de diferentes níveis de dificuldades.  Os principais pontos são a Baía da Enseada e a Baía Lapataia. Dentro do Parque protege-se especialmente a seção central do Lago Fagnano, que desagua no Oceano Pacífico. 

 

 

1 Comment

  • Eduardo Baro disse:

    Aviso: la entrada al Parque para residentes de $30,00…Para Mercosur: $80 y extranjeros $133 (pesos) Vale muchísimo la pena
    Ushuaia es caro, pero hay que pensar que está lejos de todo, clima duro y costos de fletes altísimos. Vale la pena cada centavo gastado en Ushuaia….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *