Dona Martha: pioneira em viagens para Antártida!

les eclaires

Les Eclaireurs

martha1958

Hermosa!

O turismo polar começou no dia 16 de janeiro de 1958. Nesta data o barco cargueiro argentino chamado “Les Eclaireurs” zarpou de Ushuaia para fazer a primeira viagem a Antártida exclusivamente com passageiros.

E quem estava lá? Os pais do Edu! Dona Martha Hergott e Andrés Baró.

Para vocês terem uma ideia da façanha, até a década de 80 apenas alguns centos de turistas tinham pisado na região. As atividades de turismo começaram mesmo nos anos 90.

A Martha conheceu, inclusive, a camada última Ona, Enriqueta Gastelumendi, que vivia em Ushuaia e morreu em 2004, aos 91 anos.

Dona Martha já me prometeu um café para me contar esta viagem em detalhes, mas não queria perder a oportunidade de compartilhar essa informação com vocês justo na semana em que publiquei as matérias sobre Ushuaia.

Fã absoluta da minha sogra!

Esta primeira viagem turística foi o precedente para que tantas décadas mais tarde, em 1991, se firmasse o Tratado Antártico, que legitimava e regulava a exploração turística e pesqueira no Pólo Sul.

Para o bem e para o mal, já que hoje o turismo nesta região é considerado um problema, conforme a gente pode ler mais neste documento chamado  Turismo Antártico e a Ameaça da Tragédia dos Comuns. 

PS: Há um livro que é um diário desta viagem, de autoria de Rosaura Schweizer. Se alguem souber onde posso comprá-lo…

 

Papa en Les Eclaireurs, primer viaje de turismo a la Antartida

Charme deixou herdeiros…

 

antartida

Souvenir

 

 

 

1 Comment

  • Gerson Strelniek disse:

    Ótimo! Pude recordar a viagem que fiz em fevereiro de 2008 e que deixou saudades. Agora, já reservados voos e hoteis, vamos para Salta, via B.Aires.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *