10 coisas para você fazer em novembro em Buenos Aires

A primavera parece que chegou de vez na cidade e para comemorar teremos um  novembro cheio de atividades bacanas. Abaixo, a minha seleção do que fazer em Buenos Aires em NOVEMBRO DE 2014!

0417_rodrigo_abd_g4.jpg_1853027551

Rodrigo Abd e as “maras” de Guatemala

 

1. VISITAR A BUENOS AIRES PHOTO – Começa dia 1 de novembro, no Centro Cultural Recoleta, a principal mostra de fotografia da cidade. É nona edição deste evento, que se espalha por 30 galerias de arte.

Entre os destaques deste ano, a mostra do boliviano Gastón Ugalde, que apresentará a série feita no Salar de Uyuni, e também a exposição conjunta de Sara Facio e Aldo Sessa.

Pessoalmente, estou interessada em conhecer o Espaço La Nación, com as mostras de três representantes da fotografia documental argentina, com curadoria de Daniel Merle: Alejandro Chaskielberg, Rodrigo Abd y Sebastián Szyd. A entrada custa 50 pesos.

ano novo indu

Para celebrar o ano novo indú

2. CELEBRAR O ANO NOVO INDÚ –  Outra proposta para o primeiro dia do mês é a “Diwali”, uma festa religiosa conhecida também como “festival das luzes”, celebrada uma vez por ano para comemorar a chegada do ano hindú. A divindade que preside esta festividade é Lakshmi, que outorga prosperidade e riqueza. Também o deus Ganesha é especialmente venerado neste dia.

Dia bom para limpar a casa, doar o que não precisamos mais, estrear roupa nova, distribuir doces, soltar fogos! Os indianos aconselham fazer um altar em um lugar importante para você na sua casa e colocar nele uma imagem de Lakshmi, ofertando flores, incenso e moedas.

Em Buenos Aires o festejo contará com musica, comidas e danças indianas no Teatro Vorterix (F. Lacroze y A. Thomas, CABA), a partir das 19h. Eu nunca fui mas gostei da proposta. 

 

noche de los museos

A Noite dos Museus abre as comemorações da nossa formatura!!

3. CONFERIR A NOCHE DE LOS MUSEUS – A programação oficial ainda não foi divulgada, mas deve estar saindo esta semana, até porque a Noite dos Museus é dia 9 de novembro.  

São cerca de 190 espaços culturais abertos até a madrugada e com entrada e transporte grátis. Imperdível.

Este ano a mostra é especialmente importante para mim porque estarei participando com a galera do terceiro ano do Centro Educativo de Tango de Buenos Aires (CETBA) com uma mostra de vestuário de época.

Se vocês virem uma moçoila animada na ala dos Anos 20 podem ter certeza, sou eu!!

bossa nova

Chega de saudade!

4. MATAR A SAUDADES DO BRASIL NO BOSSA NOVA EN ARGENTINA –  De 2 a 11 de novembro, a nona edição deste festival que já é um clássico do tipo “chega de saudade”. O nome é bossa nova, mas os ritmos são diversos. Tem desde workshop de cuíca até show pra se acabar com o Simpatia é Quase Amor. Importante: apresentação da Estação Primeira, a primeira escola de samba  fundada por argentinos, em 2008, em Lanus. Confirma a programação na página do evento no Facebook. 

 

homero manzi

Não percam este espetáculo multi-premiado

5. IR AO TEATRO VER MANZI, MI VIDA EN ORSAI – Para os tangueiros, minha sugestão é ver o espetáculo sobre a vida de Homero Manzi, que levou uma penca de prêmios este ano, inclusive de melhor musical. ]

Manzi foi poeta, jornalista, roteirista, dramaturgo e diretor de cinema! Autor de clássicos como Sur, Mi noche triste, Malena e Barrio de tango.

scooter

Todas as motinhos são ecológicas

 

6. FAZER UM PASSEIO EM SCOOTER –  Ando louquinha pra provar esse passeio! Alugar uma scooter e sair por aí sem lenço e sem documento.

Os preços são mega camaradas (24 horas = 230 pesos – mas dá para alugar só por duas horas, por exemplo) e as motinhos não usam combustível e sim uma bateria que pode ser carregada na tomada. 

O valor inclui capacete extra, quilometragem ilimitada e seguro.

A motinho suporta 180 quilos e para alugar basta ser maior de 21 anos, ter  cartão de crédito, DNI ou passaporte.  Os detalhes estão também na página deles no Facebook. 

 

jacaranda3

Foto de http://ayudabuenosaires.wordpress.com/

sl04fo10

7. LER UM LIVRO EMBAIXO DE UMA ÁRVORE – Não tem época melhor para estirar-se me uma praça, à sombra de uma árvore bem encorpadaIndico levar embaixo do braço o livro Cámara Gesell, de Guillermo Saccomanno, que foi até motivo de briga aqui em casa, numa disputa página a página entre o Edu e eu.

O autor faz um retrato do cotidiano de uma cidade balneária argentina durante o inverno, onde aparentemente não acontece nada. Mas quem já viveu numa cidade pequena sabe. Por trás da tranquilidade aparente, acontecem horrores!!

Uma radiografia cruel da nossa época.

Detalhe: ele faz um jogo com as palavras “câmara de gesell”, que são aquelas salas de depoimentos separadas por vidro, que a gente vê nos filmes, e a cidade de Villa Gesell, no litoral argentino.

Villaocampo1

Um dos meus Top 10 para a primavera!

 

villa ocampo

Passeio perfeito para esta época!

8. CONHECER A CASA DE VICTORIA OCAMPOEsse é um dos lugares que mais gosto fora de Buenos Aires e um passeio que sempre tá na agenda da primavera. 

E em novembro eles estão com um excelente ciclo de jazz: Ernesto Jodos Piano Solo (dia 1, 22h), Big Benegas (dia 17, às 19h30) e Jakob Bro (dia 24, às 19h30).

Isso sem falar na exposição “La Gran Ilusión”, sobre o período de transição entre a Argentina do século XIX e a modernidade.

Com a colaboração de especialistas em história, arquitetura, decoração, moda, jardinagem, gastronomia, tecnologia e educação, eles recriaram na tradicional casa de Victoria Ocampo, construída em 1890, uma réplica dos tempos da Belle Époque.

No site oficial tem explicações de como chegar lá.

Leiam outros posts sobre esta casa abaixo:

Villa Ocampo por dentro 

Quem foi Victoria Ocampo 

masa critica

Todo o primeiro  domingo de cada mês

 

9. TOMAR UM BANHO DE ALEGRIA COM A  MASA CRÍTICA Esse é outro baita programa para a primavera. O passeio sai todos os domingos, do Obelisco, e também nas noites de lua cheia.

10. CURTIR O FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ DE BUENOS AIRES – De 20 a 25 de novembro. A programação oficial ainda não foi divulgada, mas já estão abertas inscrições para algumas oficinas.

7 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *