O tango invade os bairros com festivais independentes

268329_4985025825575_1664827283_n

Festival de San Telmo 2012 / Foto Silvana Robert

Este fim de ano está sendo marcado por uma série de festivais de tango nos bairros de Buenos Aires: Avellaneda, Barracas, Valentin Alsina, Parque Patrícios, La Boca e, no fim de semana que começa amanhã, o Festival de Tango de San Telmo, já em sua segunda edição.

São todos festivais independentes, feitos “a pulmão” como se diz aqui, sem apoio financeiro ou institucional do governo da cidade. Mas que vão ganhando força com a participação dos vizinhos e a união de músicos e bailarinos. A ideia é aproximar cada vez mais o tango da comunidade.

De certa forma, são uma reação ao Festival Internacional de Tango de Buenos Aires, que acontece em agosto, e que está cada vez mais comercial e direcionado ao público estrangeiro.

cartaz

O Festival de Tango de San Telmo, que começa dia 1 de dezembro e segue até o dia 8, tem como coração a Praça Dorrego e a Milonga Placita Del Pañuelo Blanco, mais conhecida como Milonga do Índio, que acontece todos os domingos na pracinha, ao ar livre, depois que a feira de antiguidades se desarma.

Um dos destaques deste dia de abertura é a apresentação de Osvaldo e Coca, um casal da velha guarda tangueira, exemplo de dança e de vida. Nesta noite a festa segue mais tarde em outras duas milongas do bairro: La Domilonga (AV Independencia 572) e La Andariega (Peru, 571).

DOMILONGA

Domilonga

A programação continua por toda a semana, em diferentes lugares, como Maldita Milonga (segunda e quarta-feira), Tango Queer (na terça), Cochabamba (na quinta) e La Discepolo (na sexta). Vale lembrar que além das milongas há aulas com excelentes bailarinos, como Jesus Velázquez, Graciela Gonzáles e Elina Roldán, entre outros. Confiram a programação completa, com horários e lugares.

cochabamba

Cochabamba, 444

 

Chegamos outra vez ao domingo, e aqui, por favor, anotem na agenda: na Igreja de San Telmo, às 17h, acontece o show Troilo Compositor, um encontro de bandoneóns organizado por Gabriel Soria, um capo do tango portenho. É preciso chegar cedo para garantir um bom lugar. Fui no ano passado e estava emocionante. Deixo um vídeo que fiz, bem amador.

 

Depois, a partir das 19h, milonga de encerramento na Fundación Mercedes Sosa, ao lado da igreja, com classe aberta de todos os níveis com vários dos professores das milongas de San Telmo e apresentações memoráveis como a de Gabriele Koch e Christian Schmidt (de Wuppertal, Alemanha), de dança aérea, além de exibições de bailarinos conhecidos internacionalmente.

Venham ver o tango de verdade e aprender com os grandes maestros!

Bailarinos convidados:

GRACIELA GONZALEZ & CLAUDIO CASTELLO

ELINA ROLDAN & EL NENE MASCI

MARÍA ANTÓN & EL GALLEGO MANOLO

RAUL BRAVO

CARLITOS PEREZ & ROSA FORTE

SUSANA SOAR & JORGE ¨GARUFA¨ GARCIA

EDUARDO PAREJA/PAREJITA & LAURA GRANDI

COCA & OSVALDO

NITO & ELBA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *