“Secreto de Família”: a história de 10 clãs argentinos

LVI-Seccion-A_26082011_PAG0

A dica de hoje é um excelente livro para quem gosta de história. Os bastidores de dez grandes famílias argentinas: os Ocampo, os Quiroga, os Lugones, os Santucho, os Alsogaray, os Barón Biza, os Oesterheld, os Alvear, os Cantoni Bravo e os Botana.

images

A história de dez clãs argentinos

O livro se chama “Secretos de Família” e foi escrito pela jornalista Magdalena Ruiz Guiñazú. Parece incrível, mas todas estas famílias foram atravessadas por terríveis tragédias – ou por paixões. Casos em que a realidade supera amplamente a ficção.

Um dos exemplos mais tristes é do da família Osterheld.

Hector Oesterheld, autor da historia em quadrinhos mais famosa da Argentina, El Eternauta, foi sequestrado durante a Ditadura Militar junto com suas quatro filhas, dois genros e quatro netos. A exceção de dois netos recuperados, todos estão desaparecidos. Quem conta toda a saga é Elsa, a viúva, em depoimento para Magdalena.

descarga

Los Oesterheld

Fiquei muito impressionada também com a história dos Lugones que, na mesma família tiveram Leopoldo, poeta e ensaísta; Polo, torturador e inventor da “picana eléctrica” ainda Pira, neta de Leopoldo e filha de Piro, militante montonera desparecida em 1978.

Por fim, outro enredo escabroso é o do Barón Biza (na foto em destaque), milionário acusado de pornográfico e protagonista de um dos maiores escândalos da época – jogou ácido no rosto da esposa e depois se matou com um tiro.

As entrevistas foram feitas para esta série de televisão, e depois viraram livro.

 

 

Raul Baron Biza – Secretos de Familia – Magdalena Ruiz Guiñazu – 1ra parte from Gabriel Waisberg on Vimeo.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *