Buenos Aires ganha tour “Art Nouveau”

547770_402150546578172_1968129245_n
1238307_395060143953879_870099526_n

Cúpulas pra dar e vender

A Asociación Art Nouveau de Buenos Aires (AANBA)  lançou um mapa que identifica 50 edifícios representativos deste estilo em Buenos Aires e aponta a cidade como a capital desta corrente de arquitetura na América Latina.

O mapa propõe cinco roteiros que passam por diferentes bairros  (San Telmo, Recoleta, Congreso, Balvanera e Centro).

A ideia é que visitantes e moradores possam passear – e admirar – Buenos Aires com outros olhos.

Dá para fazer o passeio sozinho, seguindo o mapa, ou em grupo, nos tours específicos que a própria AANBA armou para mostrar os segredos por trás destas construções. Há prédios de todos os tipos. Desde os que ostentam beleza desde a fachada, como o Casal de Cataluña, em San Telmo, até os que estão em completo abandono, como a Confitería del Molino, em frente ao Congreso.

Dá para fazer o passeio sozinho, seguindo o mapa, ou em grupo, nos tours específicos que a própria AANBA armou para mostrar os segredos por trás destas construções. Há prédios de todos os tipos. Desde os que ostentam beleza desde a fachada, como o Casal de Cataluña, em San Telmo, até os que estão em completo abandono, como a Confitería del Molino, em frente ao Congreso.

el ateneo

LIvraria El Ateneo – Fotos: Divulgação

 

Entre os mais conhecidos estão o Palácio Barolo, de italiano Mario Palanti, totalmente Art Nouveau e inspiração na Divina Comedia de Dante, e a Librería El Ateneo.

Mas há jóias pouco conhecidas pelos brasileiros como o Palacio de los Pavos Reales, exemplo do modernismo catalão encabeçado por Antoni Gaudí, que está longe dos circuitos mais turísticos e merece ser conhecido. Com mais de 100 anos, foi o mais alto da região de Balvanera e tem uma fachada única, com quatro pavões modelando as sacadas e vários outros leões decorativos.

Outro destaque é a fachada da Casa de Los Lirios, obra extravagante do argentino Rodríguez Ortega (1905), que lembra Gaudí.

galeria guemes art nouveau

Cúpula Galeria Guemes

 

Em San Telmo há outra linha.

O Edificio Otto Wulff (que eu amo!!!) , em Belgrano e Perú, é obra de Morten F. Rönnow e é de estilo Jugendstil, como se denomina o Art Nouveau na Áustria e Alemanha. Construído em 1914, foi criado para ser sede diplomática do império austro-húngaro na cidade e tem detalhes impressionantes

Edificio_Otto_Wulff-estatuas-TM

Esquina de Belgrano e Peru

Mais um tour para colocar na agenda!

Reservas com Cecilia Alzano pelo celular 15-5376 1305 ou pelo email ceciliasalzano@hotmail.com. Sai 100 pesos por pessoa e o valor inclui booklet e mapa.

7 Comments

  • Bs As é de virar a cabeça literalmente,fizemos um Roteiro por nossa conta,o que mais me encantou andando pelas suas ruas,, entre tantas outras coisas, foi sua Arquitetura.
    Cliquei todos os prédios que foram chamando minha atenção no meio de um transito caótico,como que me identificando,meus olhos captavam tudo.Depois passei todas as fotos para meu face,fazendo um estudo detalhado de cada momento registrado.A cada foto um resumo da História e suas peculiaridades,adoro fazer isto.Fazem uns quarenta dias que retornei e não consigo me desligar dessa Capital tão surpreendente.

  • Antonio Claudio Soares Bonsegno disse:

    Eu também sou um fã da arquitetura de Buenos Aires, meu desejo de revisitar a cidade é mais por isso, gosto de passear pela Recoleta e suas ruas onde os edifícios de portas maravilhosas são muitos. Sinto-me viajando pelo passado de esplendor que a cidade teve mas que infelizmente dele só restou essa bela arquitetura.

  • Boia Paulista disse:

    Oi, Gi. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  • wanda horta disse:

    Amei esta bela apresentação desta capital tão cheia de cultura que é a mi Buenos Aires querida..
    Me encanta a arquitetura onde o estilo Art Nouveau é tão admirado .Foi e é o estilo que mais me
    emociono.Linda,glamurosa e ainda culta Buenos Aires.Que consiga permanecer para a satisfação
    dos que a amam.Eu sou saudosista,Tenho saudade do belo que o tempo esta levando embora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *