Buenos Aires verde: a febre da alimentação viva na cidade

Manzana del nNirvana do Kensho

Manzana del Nirvana do Kensho, o mais “gourmet”

Quem diria…a capital da carne anda cada vez mais verde.

Depois da moda da comida orgânica, vegetariana e vegana, agora a tendência em alta é a “raw food”, também conhecida como alimentação viva, ou crua.

A raw food está baseada em alimentos frescos e em estado original, tal como são produzidos na natureza.

Em alguns casos, usa equipamentos especiais, como desidratadores, para cozinhar verduras, brotos, sementes, frutas secas, cereais e algas a menos de 43,3 graus Celsius, com o objetivo de conservar todos os seus nutrientes e enzimas. São 100% vegetarianos, ou seja, nada de lácteos, de ovos, derivado de animais – nem mel. E obviamente evitam todo o que for processado, refinado, nada de farinhas.

Há uma boa matéria sobre o tema em Tiempo Argentino.  E outra aqui, na Ohlalá. Outra rota a seguir, com um montão de dicas, vocês encontram no blog do Buenos Aires Market.

Pizza da Cajú, Raw Food

Os adeptos dizem que quem se nutre com a alimentação viva experimenta melhorias em seu corpo físico, mental e espiritual. Mais força vital, mais saúde, alegria, perda de peso, desintoxicação, etc.

Este ramo do vegetarianismo  já tem seus cozinheiros especializados, restaurantes, um clube e suas aulas de gastronomia. 

 

 

 

REFERÊNCIAS – restaurantes e viandas

 

RAW CLUB: coordenado por Adriana Nielsen, uma das mais respeitadas profissionais na cidade. Para saber tudo sobre o assunto, fazer cursos de culinária e fazer RETIROS DETOX. 

RESTAURANTE KENSHO Este é um dos principais restaurantes nesta linha, de propriedade do chefe MAXIMO CABRERA, super referência no país na área de raw food. O lugar serve comida Organica – Vegana e Raw – e também oferece cursos (www.kenshoclases.com). E para quem torce  nariz para  comida natural, tenho a dizer que é tudo uma delícia! – El Salvador 5777

Bio

PF do BIO: Albóndigas de lentejas con vegetales asados, timbal de arróz blanco orgánico, bouquet de rúcula y salsita criolla de humita!!

RESTAURANTE BIO – Foi o primeiro restaurante orgânico da cidade e agora vem se especializando em raw. Para começar sugiro provar o brownie cru com amêndoas. Depois de perder o medo, prove o resto! O menu vocês podem espiar aqui ou na página do Facebook. O site deles tem receitas deliciosas e o lugar também dá cursos. Humboldt 2199.

RESTAURANTE BUENOS AIRES VERDE – Coordenado por MAURO MASSIMO, chefe super elogiado e que já ganhou referências no NYTimes. A casa temuma boa notícias: viandas para entregar e casa. A gente faz o pedido por telefone ou internet e chega tudo fresquinho na porta. O menú está aqui e nem tudo raw.

VIANDAS EM CASA – Cajú -Totalmente raw, coordenado por Mariano Caino e te oferece delícias como Spaguetti de zucchini $37 (con salsa de tomate y rawmesan) e Arroz verde al curry $37 (de brócolis)

RAWTISSERIA  – Fazem entregas em Recoleta, Belgrano, Colegiales, Palermo e Villa Urquiza. Os pedidos são feitos por email rawtiseria@gmail.com ou pelo Facebook (Rawtiseria).

 

ONDE APRENDER – os melhores cursos 

 

VIENTO LIGERO

Sobremesa de cacau do Viento Ligero

CURSOS COM DIEGO CASTRO Foi o pioneiro da aliementação viva em Buenos Aires, abrindo as portas para todos os que vieram depois.  Formado nos EUA com gurus como David Jubb e Gabriel Cousens. Dá cursos e faz parte do canal de TV Utilísima.  Tambiém fundou o site  el sitio rawacademy.tv, dedicado à difusão da alimentação viva.

CURSOS COM LAURA VANELLI – Para cursos de alimentação consciente e pastelaria saudável. 

CURSOS COM VIENTO LIGERO – Para cursos de alimentação natural e raw.

CURSOS COM CONSCIENCIA ATIVA – Cursos com Mariano Caino, fera no assunto como vocês podem ver em seu currículo. 

 

RAW E CHIQUE – a onda chega ao Faena

A onda cru chegou ao sofisticado Hotel Faena, que irá sediar, de 18 a 22 fevereiro, o Raw Fest 2014, evento que trará pela primeira vez ao país os líderes do Hippocrates Health Instituteuma das organizações mais importantes do mundo no campo da medicina natural. Durante este semana, conferências e cursos sobre temas como alimentação consciente, life food, desintoxicação, yoga e meditação. Organizado pelo Raw Club Organic de Buenos Aires, o encontro terá como principal atração Aris Latham, um excêntrico personagem pioneiro do “raw food gourmet” a nível mundial. Os cinco dias saem 3.800 pesos.

 

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *