Cortázar de la A a la Z

Preparem-se para encher os olhos d’água: “Cortázar de la A a la Z. Un álbum biográfico” é um livro emocionante. Fotos em família e com amigos, cartas, cartões postais, papeizinhos soltos, anotações em guardanapos, textos inéditos, passaportes, entradas para museus.  Ou seja, uma joia.

portada-cortazar-z_grande

Custa 250 pesos, a quem interessar possa.

O livro foi editado pela Alfaguara, e compilado por Aurora Bernárdez, viúva e herdeira do escritor argentino, e por Carles Álvarez, que vem trabalhando há anos na organização de cartas e outros documentos de Julio Cortázar. O projeto gráfico é de Carles Álvarez.

A particularidade deste livro está nas imagens e na maneira como está armado, em ordem alfabética, como um dicionário. A: Abuela, Aurora, B: Barcelona, Buenos Aires, C: Casa, Crítica. E por aí vai.

Uma das partes que mais chama a atenção do leitor é a dedicada a Rayuela, na qual aparecem as 28 edições em distintos idiomas e até a do próprio Cortázar, toda gasta e dobrada.

Assim que comprar o meu exemplar, esta semana, compartilho mais detalhes! Tive com os livro nas mãos no sábado, mas preferi esperar e comprar na livraria Fedro, de San Telmo, minha preferida.

Há uma boa matéria sobre a obra no El País, de onde roubei o título do post. 

Está também em ebook.

Dá para ler as primeiras páginas AQUI. 

 

IMG_0552.480x480-75 (1) IMG_0555.480x480-75 IMG_0557.480x480-75

 

IMG_0556.480x480-75

Flanelle

1390924878_628940_1390926154_album_normal

Flanelle
Encontramos todo bien en Paría. Estábamos un poco inquietos porque antes de irnos, recogimos a una gatita que andaba perdida en una escalera, y que naturalmente se instaló en casa como todos los gatos cuando se les da de comer y un poco de cariño.
No nos gustaba dejarla sola toda una semana, porque es muy joven, pero hablamos con la portera, que es muy gentil, y ella subió varias veces a cambiarle el agua y darle la comida que habíamos dejado preparada. La encontramos muy bien, pues, y muy contenta de volver a vernos.
La hemos bautizado Flanelle (Franela) y nos divierte verla jugar en el departamento; por suerte ahora hay lugar suficiente para todo el mundo.
De una carta a la madre, 21 de marzo de 1980.

 

Centenário de Cortázar

Este livro faz parte das homenagens aos 30 anos de sua morte e 100 de seu nascimento, lembrados este ano. Entre elas, o longa-metragem “Historias de cronopios y de famas”, uma animação para adultos, sobre desenhos e pinturas de destacados artistas argentinos como Carlos Alonso, Luis Felipe Noé, Antonio Seguí, Daniel Santoro e Crist, que deve estrear em abril ou maio.

Produzido pelo INNCA, dirigido por Julio Ludueña e realizado com técnicas de software libre em 2D e 3D, o filme foi premiado em Cuba no ano pasado. Dá para espiar um trecho abaixo:

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *