Os filmes brasileiros que participam do BAFICI este ano

downloadComeça mês que vem um dos festivais que mais gosto de Buenos Aires, o BAFICI – Festival Internacional de Cinema Independente, que está na 16ª edição. São mais de 400 filmes, projetados de 2 a 13 de abril em diferentes sedes da cidade, especialmente no Village Recoleta.

Para mim, o trunfo deste evento está em trazer obras que dificilmente chegam ao circuito comercial, buscar diretores dos quais a gente nunca ouviu falar.

Como são muitos filmes, é difícil fazer uma seleção para indicar. Preferi pescar algumas das películas “verde amarillo”, para os brasileiros que vivem aqui e estão com saudades de ouvir o idioma natal. Aqui há várias outras recomendações. 

Entre os brazucas, um dos destaques é o diretor Cao Guimarães, que está com uma retrospectiva com 12 obras, entre elas Brasília.

Dominguinhos _Bafici

Gênio (Foto Divulgação do filme)

 

Fiquei também muito a fim de ver o filme Dominguinhos, de Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar.

Um documentário em homenagem ao sanfoneiro, falecido em julho de 2013. Tem participações de Lenine, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal e Djavan, entre outros.

Não encontrei o trailer do filme, mas deixo vocês com uma parte da série feita para tevê, que tá de chorar de tão linda.

 

Outro filme destaque é Castanha, do gaúcho Davi Pretto, que está na competição internacional. Drama, ficção, documentário, atuação, família e universo travesti. O documentário do brasileiro mostra de perto a história de João Carlos Castanha, um ator de 52 anos que vive com sua mãe Celina, 72 anos. Ele divide-se trabalhando à noite como transformista em bares gays e fazendo pequenas participações em peças de teatro infantis, filmes e programas de televisão. Atormentado e perseguido por fantasmas de seu passado, dia após dia, João passa a confundir cada vez mais a realidade que vive com a ficção que interpreta. Pra fãs de material nacional e para quem gosta de se perder entre a realidade e a ficção.

 

 

São Silvestre, de Lina Chamie, constrói de maneira sensorial a experiência de correr uma maratona: respiração, ritmo, concreto, céu, som, memória, sonho — o “corpo-a-corpo” entre o homem e a cidade. Dizem que é um melhores filmes brasileiros no ano passado. Louca pra ver!

 

 

educacaos_f01cor_2013130440

Filme mais recente do diretor brasileiro

Mais um para a lista:

Educação Sentimental, de Julio Bressane, narra a relação singular entre Áurea, uma professora solitária de 40 anos, e um jovem que ela acaba de conhecer por acaso – um desses encontros que a mitologia e a literatura estão fartos, uma alma sensível que se vê atraída por uma beleza que a solicita, a perturba, a move. Que a abala toda.

Nos dias que se seguem ao primeiro diálogo entre os dois, ela irá mostrar todo o seu sentimento através de aulas em que ele se deixará levar até que uma história inusitada do passado se revela e transforma tudo dali por diante.

 

Outros filmes brasileiros no BAFICI:

O MESTRE E O DIVINO, de Tiago Campos

CASA GRANDE, de Felippe Barbosa

DEPOIS DA CHUVA, de Claudio Marques. Trailer. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *