Google faz homenagem à Victoria Ocampo

2305742389_e7ca370313

Villa Ocampo

1160776804_740215_0000000000_noticia_normal

Com Borges e Adolfo Bioy Casares

A página do Google na Argentina faz uma homenagem hoje aos 124 anos de nascimento da escritora argentina Victoria Ocampo, falecida em 27 de janeiro de 1979.

Boa oportunidade para descobrir quem foi escritora (autora de livros como “La laguna de los nenúfares”, 1926) e visitar sua casa, em San Isidro – um dos melhores passeios pelos arredores de Buenos Aires.

A Villa Ocampo, antiga residência de Victoria Ocampo (1890- 1979), fica a 30 minutos da capital argentina.

Pelos jardins dessa casa, construída em 1891, passaram o Nobel de Literatura Rabindranath Tagore, o escritor Graham Greene (que depois dedicaria sua novela O Cônsul Honorário, de 1969, à amiga Vitória), além de André Maulraux, Octavio Paz, Antoine de Saint Exupéry, Indira Gandhi, Ortega y Gasset, Gabriela Mistral, Garcia Lorca, Le Corbusier e Albert Camus, para citar alguns célebres.

vic2

Esquerda:Victoria Ocampo fotografiada por Man Ray, em París, 1922. Direita: a foto do estúdio de Nicolás Schonfeld, a que ela mais gostava.

Victoria Ocampo foi um espécie de mecenas do mundo cultural argentino. Mas seu caráter forte (às vezes arbitrário), seu anti-peronismo, e seu ar evidentemente elitista, a transformaram em uma das personagens mais polêmicas da Argentina.

Foi alfabetizada em francês, fez sua primeira viagem à Europa aos seis anos, conheceu seu grande amor durante a própria lua de mel, se separou (quando ninguém fazia isso), construiu a primeira casa cubista do país, foi a primeira mulher a dirigir um carro em Buenos Aires…

Além disso, tomou chá com Virgínia Wolf, jantou com De Gaulle, foi recebida por Mussolini, freqüentou a casa de Coco Chanel, foi fotografada por Man Ray, teve discussões com Lacan. Enfim, daria para escrever muito sobre Victoria.

Mas o mais importante é que foi a criadora da legendária revista Sur, uma ponte entre a intelectualidade argentina e o resto do mundo.

Foram 371 números em 61 anos. Foi por meio de Sur (que mais tarde virou selo editorial) que a melhor literatura do mundo foi lida em espanhol, como Nabokov, Sartre, Michaux e Kerouac, por exemplo.

paneles40x60_Institucional

Exposição atual em Villa Ocampo

Leia mais sobre Victoria Ocampo nos posts abaixo: 

Sou do mundo inteiro sem deixar migalhas 

Casa de Victoria Ocampo em Mar del Plata 

Victoria, Virginia, fotografias e butterflies 

Villa Ocampo por dentro 

Villa Ocampo 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *