1.000 Km de Nordeste: Penedo e Barra de São Miguel (AL)

alagoas penedo

Foto @EduardoBaro.

Alagoas foi a nossa próxima parada. De Aracaju (Sergipe), saímos no meio da manhã da terça-feira de Carnaval rumo a Barra de São Miguel, ao sul de Maceió, onde está a famosa praia do Gunga, que eu queria conhecer porque é o ponto onde a Lagoa do Roteiro encontra o Oceano Atlântico.

Nem preciso dizer que é uma praia LINDA de morrer.  Para chegar, tivemos que cruzar o São Francisco numa balsa (R$ 22,00) que liga os estados de Sergipe a Alagoas, via Neópolis-Penedo.

 

 

Penedo vale uma parada de um dia, ou de uma tarde. É uma cidade pequena, mas muito charmosa. Fundada no século 16 e erguida sobre um rochedo, foi o primeiro povoado de Alagoas. Tem um enorme patrimônio histórico e cultural, com igrejas, conventos e palácios dos séculos 17 e 18.

O Centro Histórico – tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – pode ser percorrido a pé. Como era feriado, algumas coisas estavam abertas, outras não, mas ficamos perambulando.

 

Paço Imperial

Paço Imperial – Por onde passou D.Pedro I. @gisele teixeira

NSCorrente

Igreja Nossa Senhora da Corrente – É tombada pelo IPHAN, com detalhes arquitetônicos do barroco, rococó e neoclássico, decorada com azulejos portugueses do Império e piso de cerâmica inglês.@eduardo baro

IMG_7555

Detalhe do piso @giseleteixeira

IMG_7559

Azulejos portugueses @giseleteixeira

IMG_7570

Coreto @eduardo baró

IMG_7574

Foto @giseleteixeira

teatro 7 setembro

Teatro 7 de Setembro, todo em madeira @giseleteixeira

Alagoas – Barra de São Miguel

De lá, fomos para Barra de São Miguel, onde a gente começou a descobrir porque dizem que Alagoas tem o litoral mais lindo do Nordeste. Vários trechos da costa são protegidos por recifes, formando grandes piscinas de águas calminhas – às vezes verde, às vezes azul.

Tô usando abaixo uma foto aérea, da prefeitura, para vocês terem ideia da dimensão das piscinas!

img1

Um dos melhores banhos do Nordeste, for sure

Nesta praia, a área de areia é bem pequena quando a maré tá alta e os bares não são muito charmosos – se é que dá para botar algum defeito! Da extremidade direita da praia, na foz do rio Niquim, partem lanchas que fazem transporte simples à praia do Gunga ou passeios pelo estuário da lagoa do Retiro ou às piscinas naturais no meio do mar (na maré baixa).

IMG_7586

Em Barra de São Miguel descobrimos este novo invento brazuca!

alagoas

Opa! Parece que não falta coco por aqui!

Como a gente estava de carro, fomos com o nosso Celtinha conhecer o Gunga, uma das praias mais famosas de Alagoas, junto com Maragogi. A fama não é à toa! Fica num pontal dominado por um imenso coqueiral; um de seus lados é banhado pela foz da Lagoa do Retiro; o outro está em mar aberto.

A propriedade é privada e o acesso, controlado, mas não há cobrança de entrada. Vale a pena pagar R1,00 e subir no mirante para ver o coqueiral! O Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, tinha reclamado um pouco das cadeiras de plástico na praia, e ele tem razão. Isso tira um pouco do charme do lugar.

Mas o mar continua uma MA-RA-VI-LHA!! Recomendo uns dois dias por esta região, no mínimo.

IMG_7610

Pra ter mais privacidade, é só caminhar até lá na pontinha…

IMG_7620

Que a praia fica assim, só pra gente!

guinga3

Euzinha da Silva, só na vida difícil…

Aproveite para comer em um dos muitos quiosques que vendem comida de praia – tapioca, queijo coalho, macaxeira, pastel, caldinho…

IMG_7632

Imagina se o Edu não testou todos…

De Barra de São Miguel a gente seguiu viagem, passamos voando por Maceió e seguimos até a Praia da Peroba, coladinho em Maragogi. Mas isso eu conto no próximo texto!

3 Comments

  • martha disse:

    LINDÍSIMAS FOTOS Y LINDÍSIMOS LUGARES! ME LLAMA LA ATENCIÓN LOS DISTINTOS COLORES
    DE LOS EDIFICIOS. Y TODO MUY PROLIJO

  • Ana Guerra disse:

    Adoro ver o Edu curtindo o nosso Brasil ( da Gisele e meu). Ana

  • Cleo M. disse:

    Gisele e Edu, boa noite,
    Saudades de vocês. Me contem sobre a linda Buenos Aires…..Beijos, Cleo.
    Obs: Direto de Jampa(João Pessoa) com 36º, o verão foi ameno em vista do sudeste-sul, agora, o sol nos olha dentro dos olhos, sentiram a pressão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *