Tren a las Nubes: tudo o que você quer saber (atualizado)

Tren a las nubes: cronograma de viagem, tarifas, como fazer reservas e dias de saída. Post mastigadinho do Aquí me Quedo.

Antes de mais nada, um esclarecimento: eu nunca fiz o passeio com o Tren a las Nubes. Reuni neste post as informações posssíveis para quem quer realizá-lo. Por favor, me contem na volta! E antes de reservar, leia os reviews no Trip Advisor. 

Dito isso, o que eu sei é que o Tren a las Nubes é conhecido como um dos três trens mais altos do mundo, e atravessa as vertiginosas montanhas da Cordilheira dos Andes entre paisagens espetaculares.  A roteiro atravessa o Valle de Lerma, passa pela Quebrada del Toro e chega até a Puna, passando pelo povoado mais alto da Argentina, San Antonio de los Cobres.  A primeira viagem foi feita em 1973.

Prestem bem atenção aos números:

Nos 434 quilômetros que percorre (ida e volta), atinge uma altura de 4.200 metros acima do nível do mar, passando por 29 pontes, 13 viadutos, 21 túneis, 2 “rulos” (tipo serpeteando), 2 “zig-zag” e mais de 1.400 curvas. Uma viagem de tirar o fôlego, literalmente!

 

tren a las nubes

Todas as fotos são de divulgação da empresa

Antes de embarcar, é importante seguir as recomendações para evitar problemas com a altura: um café da manhã frugal, muito líquido, e folhas ou chá de coca para reduzir os efeitos da subida.

Igual, uma ambulância e duas camionetes seguem o trajeto em paralelo ao Tren a las Nubes, com médicos a bordo, para qualquer eventualidade. Pelo menos é isso que diz a organização!

tren a las nubes mapa

 

TREN A LAS NUBES – ENTRADAS

O trem tem capacidade para 468 passageiros e anda em uma velocidade de 35 km por hora, perfeita para quem fotografar ou ficar em silêncio vendo a paisagem.

O trem partiu pela primeira vez de Salta há mais de 60 anos, levando alimentos e material para as minas do deserto do Atacama, no Chile. Hoje, leva gente curiosa e aventureira, que embarca nessa viagem para para se sentir entre as nuvens. É quase uma fantasia.

 

ÔNIBUS + TREM + ÔNIBUS

Há duas possibilidades de fazer este passeio. Para ambas há preços diferenciados em inverno e verão e para argentinos e estrangeiros.

A primeira inclui a saída em ônibus, desde Salta e passando por Campo Quijano e Gobernador Solá, até chegar a El Alfarcito, onde está previsto um café da manhã com produtos locais e elaborados na região. Depois a viagem passa por Quebrada de las Cuevas e Muñano para chegar a San Antonio de los Cobres.

É nesse lugar que as pessoas se transladam até a Estação de Trens e embarcam no Tren a las Nubes, que os levará ao Viaducto la Polvorilla.O passeio é de uma hora até o Viaducto, a 4.200 m, onde se atravessa uma das obras de engenharia mais imponentes do século passado. Depois de 30 minutos começa a volta a San Antonio de los Cobres e depois a Salta.

Durante o regresso, há uma parada em Santa Rosa de Tastil, one há um museu e espaços de artesanatos e produtos locais. O passeio dura todo o dia. Sai às 7h e volta às 20h. 

SOMENTE TREM

Outra possibilidade é começar direto em San Antonio de los Cobres, mas aí a ida e a volta são por conta própria.

 

Confira os preços e compre online. 

 

tren a las nubes

 

 

trenNubes

Leia todos os nossos posts sobre o norte argentino 

8 Comments

  • Nine Copetti disse:

    Puxa, Gi! A Maria Fumaça de Bento ficou até sem graça perto do Trem a las nubes! De tirar o fôlego só de ler os ver as imagens! Não sei se teria coragem! Conheces alguém que já fez esse passeio?

    • Gisele Teixeira disse:

      Quando a gente foi a Salta ele não tava funcionando…maior dó. Dá um medinho mesmo, isso que eu nem falei no tal zig-zag, quando o trem tem que ir para trás para pegar “impulso” e poder subir. Parece que tem dois zig-zag no caminho e dois “rulos”, que são quando ele sobe em espiral. Na verdade eu não conheço ninguem que tenha ido. Ainda! Um beijo grande.

  • Natalia disse:

    Esse ”Igual” é muito porteño!! rs (Moro em Baires há 9 meses e já me peguei escrevendo assim tb. rs) Adoro seus texto, seu blog é ótimo.

  • Renato de Jesus Victor disse:

    Alguém sabe me informar quanto sai o preço da passagem dos roteiros do trem das nuvens salta em real moeda brasileira.

  • carlos roberto barbosa disse:

    estou pretendendo conhecer o passeio do tren de las nuvens em Salta mas nao consigo comprar as passagens pelo site oficial para essa finalidade. Parece que esse site esta dêstinado so aos Argentinos porque nao aceita email estrangeiros consequentemente nao completa a compra das passagens. Aluem pode informar um site confiavel para compar essas passagens?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *