Olinda: o que ver e fazer

olinda

Caminhar e curtir o visú

Já fomos a Olinda várias vezes e o melhor da cidade é perambular pelas ruas, subir e descer ladeiras e deliciar-se com as vistas. Entre os pontos turísticos, a dica é conferir todos os fabulosos azulejos do Convento de São Francisco e o adornado altar da igreja e Mosteiro de São Bento.  O Mosteiro é a expressão máxima do barroco em Olinda.

 

Algumas dicas:

POUSADA DO AMPARO – A Pousada do Amparo é linda e está localizada numa das mais antigas e badaladas ruas de Olinda, a rua do Amparo, cheia de ateliês de artistas plásticos e bem em frente ao Bar do Véio (onde a gente bateu ponto todos os dias).

O lugar faz parte da Associação de Hotéis Roteiros de Charme e fica num antigo casarão colonial, onde eles mantém uma galeria de arte com exposição permanente do trabalho de vários pintores pernambucanos.

olinda

A nossa janela era essa aí da frente ! Foto: Gisele Texeira

São dois sobrados. Num deles ficam alguns quartos, a cozinha, em estilo colonial rústico, e o Restaurante Flor de Coco, construído com madeira antiga e adornado com espadas holandesas e barris de carvalho. Do restaurante a gente tem uma uma visita para o centro de Olinda e para Recife. As mesas são cercadas por um jardim tropical colorido e uma piscina super convidativa! A gente ficou nessa parte no primeiro dia, num quarto de frente para a rua.

Em função de um problema na água quente do banheiro, eles nos deram um SUPER upgrade e nos mudamos para um quarto super hiper top plus, na outra parte da pousada, com cama com dossel e banheira antiga. Amamos!

 

olinda

ATELIÊS de Olinda – Para quem gosta de pintura e escultura, caminhar pelas ruas bucólicas da Cidade Alta pode trazer surpresas. Muitos artistas recebem visitas em seus ateliês para uma boa conversa sobre tintas e cores. Indico fortemente o de SERGIO VILANOVA, bem em frente à pousada do Amparo. Se der, comprem algo dele, os preços são bem camaradas. É o Carnaval pintado! Tá tudo lá.

BODEGA DO VEIO –  E do ladinho do atelier fica a Bodega do Véio, um lugar que tem super cara de boemia, com balança sobre o balcão, garrafas de cachaça nas prateleiras, condimentos, enlatados, doces, baleiro, manteiga de garrafa e salgados típicos. Botecão das antigas, é bastante frequentado por conta da cerveja gelada e dos petiscos.

bodega do veio

Bodega do Véio: O que você imaginar, tem!

 

TRÊS RESTAURANTES CLÁSSICOS

 OFICINA DO SABOR — o mais tradicional da cidade, com seus pratos servidos no jerimum (abóbora), BEIJUPIRÁ —  no anexo da Pousada do Amparo e PATUÁ — cozinha criativa do mar em frente ao Mercado da Ribeira. Nos indicaram também a Casa de Noca, mas no dia que a gente foi eu não gostei. Para muitos é a melhor, mais saborosa e mais cremosa macaxeira já servida em todos os tempos. Fica na rua Bertioga, 243.

Não deixe de prestigiar os músicos de rua, que estão em vários pontos da cidade. Abaixo, duas feras que, com o berimbau, passam em menos de dois minutos pelos seguintes ritmos: capoeira, maculelê, maracatu e samba de roda.

 

GALERIA DE FOTOS de OLINDA

Todos os posts publicados até agora sobre o Nordeste: 

1.000 km de Nordeste: roteiro da viagem

BAHIA: Primeira parada, Salvador

BAHIA: Salvador, onde comer 

SERGIPE: Aracaju, as dicas do Aquí me Quedo 

SERGIPE: Aracajú, Museu da Gente Sergipana 

SERGIPE: O Cânion do Xingó 

ALAGOAS: Penedo e Barra de São Miguel

PERNAMBUCO: Paço do Frevo, o novo museu do Recife 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *