Documentário sobre Caio Fernando Abreu no Malba

caio-filme.jpg

O MALBA exibe nesta quarta-feira (25), às 19h, um documentário sobre o Caio Fernando Abreu, dentro do projeto Escritor Oculto, que já passou filmes de Mario Bellatin e Andrés Caicedo.

A obra é de Cacá Nazario e Bruno Polidoro e se chama Sobre sete ondas verdes espumantes“.

É um roadmovie poético construído através da vida e obra do escritor Caio Fernando Abreu, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, com mais de 15 livros publicados no país e edições lançadas na França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Holanda e Bélgica.

O filme é dividido em sete ondas, blocos narrativos que permeiam a obra literária e a vida de Caio F.: onda da solidão, do espanto, do amor, da melancolia, do transbordamento, do ir-remediável e para além dos muros.

Ao mergulhar nessas ondas, o espectador encontra imagens de arquivo nas quais Caio aparece falando sobre sua vida, sua obra e sua visão de mundo; imagens poéticas impulsionadas por seus textos; fragmentos de seus contos e cartas; entrevistas com pessoas com as quais conviveu; e vídeos gravados nas cidades onde passou e narrou ao longo de sua produção.

Santiago, Amsterdã, Berlim, Colônia, Paris, Londres, Porto Alegre, São Paulo. As cidades que testemunharam a vida breve do poeta, dramaturgo e escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996) são revisitadas e recobertas agora de fragmentos de suas obras e lembranças de seus amigos, como Maria Adelaide Amaral, Grace Gianoukas e Adriana Calcanhoto.

Leiam as críticas:

. Luiz Carlos Merten (lindo texto!)

. Luiz Zanin

. Cid Nader

 

caio_astrologiaAproveito este post para agradecer publicamente – e divulgar – o maravilhoso livro 360 Graus: inventário astrológico de Caio Fernando Abreu, da astróloga AMANDA COSTAEla faz uma análise da obra do autor sob o ponto de vista da astrologia.

O livro é resultado de sua dissertação de Mestrado em Literatura Brasileira (UFRGS) e traz cartas inéditas de Caio, além de abordar novos aspectos da produção literária do escritor. 

Amanda analisa e interpreta o livro Triângulo das águas (1983) – sexto livro de Caio -, buscando as imagens arquetípicas ligadas à tradição da Astrologia presentes nos textos.

Também, a partir da revisão da obra completa de Caio – romances, contos, crônicas, peças teatrais –, a autora identifica os traços do simbolismo astrológico, sua vinculação com a mitologia e as conotações psicológicas e existenciais.

Gracias, Amanda! 

caio_livro amanda

Muito orgulhosa do meu autógrafo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *