Usina del Arte: um espaço para descobrir

Há muito tempo quero fazer um post sobre a USINA DEL ARTE, um espaço super bacana de Buenos Aires, em La Boca, conhecido por sua arquitetura e acústica impecável. É um lugar que vale a pena conhecer por si só, mas este mês com um motivo extra: de 7 a 11 de julho eles estão com uma programação incrível em homenagem ao centenário ANÍBAl TROILO.

usina del arte_historia

Todas as fotos são de Divulgação

História da Usina del Arte

O prédio da Usina del Arte foi projetado pelo arquiteto italiano Giovano Chiogna para albergar a Companhia Ítalo-Argentina de Eletricidade durante  o princípio do século XX. O lugar – de estilo fiorentino- tem 7.5000 m2 e entrou em funcionamento em 1916.

A Usina tinha 12 caldeiras produtoras de vapor por combustão de petróleo e fornecia energia para as fábricas da cidade. Mais recentemente, foi vendida para a EDESUR e parou de funcionar em 1997.

Foi resgatada pelo Governo da Cidade por seu valor patrimonial e transformada em espaço cultural. Tem, entre outros espaços, a única sala de concertos da cidade formulada especialmente para a audição de música sinfônica, com 1200 lugares.

usina-del-arte-sala-sinfonica.jpg

Acústica impecável

Instalação Leandro Erlich

usina-de-arte

Ilusão de ótica

Outro destaque do prédio é a instalação do argentino Leandro Erlich, conhecido por obras que parecem desafiar as leis básicas da física e confundir o espectador entre realidade e ilusão de realidade, o ser e o parecer.

A instalação Edifício reproduz o efeito que você vê na foto ao lado.  A obra foi concebida inicialmente para o evento parisino Nuit blanche de 2004. Em cada edição, LENDRO ERLICH se inspira na arquitetura de um lugar. Em Buenos Aires tomou a forma de uma típica fachada portenha. Foi inaugurada em maio de 2012 e tem caráter permanente. 

Exposições

A Usina del Arte também tem espaço para exposições. Neste momento, pode-se ver uma mostra de fotografias de STEVE McCURRY (que ficou famoso pela foto da garota afegã, em 1984, publicada na capa da National Geographic). Desta vez ele traz uma série sobre a região de Umbria: sua história, povos, paisagens e tradições. São 100 fotografias de grande formato. Para ver as fotografias, cliquem aquiPara ver um vídeo sobre a mostra, aqui

Aníbal Troilo

troilo -bandoneonazo

Não esqueçam do bandeonaço, dia 7 de julho, 13h, em frente ao Obelisco!

A partir de 7 de julho, segunda-feira, começam as comemorações em homenagem ao centenário do bandoneonista Aníbal Troilo. Abaixo, a programação da Usina del Arte:

  • Terça 8 de Julho – 19 horas – Sala de câmara: projeção do filme “Los guardianes del ángel”, documentário de Adrián Lorenzo e Juan Pablo Martínez. Mescla entrevistas reais com ficção e conta a história de “Pichuco” através dos pilares de sua vida: o bairro, seus começos, as amizades, as mulher e, obviamente, o tango.
  • Terça 8 de Julho – 2030 hs – Auditório: Orquestra de Tango de la Ciudad de Buenos Aires – Homenagem a Troilo
  • Quarta 9 de Julho – 14h – Sala de Câmara: Oscar del Priore e Horacio Ferrer fazem uma conferência sobre a vida e obra de Aníbal Troilo.
  • Quinta 10 julho –19 h – Laberinto – Apresentação da mostra ”Pichuco, interpretación gráfica de Aníbal Troilo” de Hermenegildo Sabat, com a presença do autor.
  • Quinta 10 de julho -20h – Auditório –  Esteban Morgado Cuarteto + cantores convitados
  • Sexta 11 de julho – Dia do Bandoneón –19 h – Sala de câmara – Projeção do documentário “Pichuco”
  • Sexta 11 de julho – 20.30h – Auditorio – Concerto: Gran Bandoneonazo – jovens bandoneonistas, junto a dois referentes históricos, fazem uma homenagem a Troilo.

Todas as actividades são com entrada grátis

 

Serviço:

AGUSTÍN CAFFARENA 1, ESQUINA AV. PEDRO DE MENDOZA. LA BOCA.
BUENOS AIRES, ARGENTINA. INFO@USINADELARTE.ORG

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *