Mundial de Tango: tango para descobrir!

Ontem tive a chance de ver quatro espetáculos bárbaros no FESTIVAL E MUNDIAL DE TANGO 2014, cada um com seu estilo. Sem muita fila, tudo tranqui. O que não sei se é bom…O fato de o governo ter separado música de um lado – na Usina del Arte – e dança em outro – na Milonga del Puerto – deixou o festival meio triste. Gostava da confusão de gente e de quando todo mundo se encontrava.

A parte boa: abaixo, fragmentos dos espetáculos que assisti ontem, para que vocês conheçam o que está rolando aqui. Sempre há coisas novas para descobrir no tango, e isso é o mais lindo.

Mundial de Tango_Lucio-Demare

Lucio Demare

1. Homenagem a Lucio Demare

Foi um compositor de tango, falecido em 1974, autor de clássicos como Malena e de um dos tangos que adoro, chamado Mañana Zarpa un Barco.

A quarenta anos de sua morte, três pianistas, Andrés Linetzky, Daniel Godfrid e Abel Rogantini, interpretaram sua obra, tocando tangos de diferentes épocas. Lindo.

 

2. Fuyes Carperos

Este espetáculo nos deliciou com o bandoneón do Norte da Argentina. Três feras mesclaram tango com zambas, carperas, cuencas e carnavalitos. Uma lindeza. Momento ápice: a abertura, com Juan Carlos Marín e Santiago Arias tocando juntos. Também participou show Tomi Lebrero. 

 

3. Sin Red

Dois grandes solistas, Juan Esteban Cuacci e Pablo Agri, em duo de violino e piano, apresentaram o CD Sin Red, gravado na Usina del Arte e que saiu há dois dias. Abaixo, em interpretação de um dos maiores clássicos de Piazzolla e uma das minhas músicas preferidas deles.

 

4. Orquestra Astillero

Esse show faz parte do ciclo TANGO GARAGE, que apresenta também as orquestras La Vidú, Pampa Trash e Julio Coviello Cuarteto. Astillero é a orquestra do pianista e compositor Julián Peralta, um dos principais nomes da renovação do tango argentino.

 

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *