O dia Cortázar, do mês Cortázar, do ano Cortázar

Exposições, filmes, quadrinhos, música, debates. Buenos Aires respira  Julio Cortázarna semana em que se comemora o centenário do escritor, nascido em 26 de agosto de 1914, em Bruxelas – um europeu por casualidade, argentino de alma. Para enlouquecer Cronópios e Famas!
Com vocês, a agenda Cortázar!

Leituras e Releituras

Hoje e amanhã (25 e 26) – Com entrada livre, na Biblioteca Nacional. Especialistas em Cortázar reflexionam sobre o papel do escritor na atualidade, analisam sua obra em diferentes aspectos e fazem vínculos de seus textos com o cinema, o jazz, o box, a tradução e as narrativas de hoje. Confira a programação completa. 

Música

cortazar jazz“Cort jazz ar” en Jazzología – Somente amanhã, 26 – Shows de jazz com temas citados em “O Jogo da Amarelinha” e “A Volta ao Dia em 80 Mundos”.

Às 19h30, no Teatro San Martin. Grátis. 

Com Barbie Martínez (canto), Georgina Díaz (canto), Sexteto Mariano Loiácono (Mariano Loiácono (trompeta, flugelhorn, arranjos e direção musical), Sebastián Loiácono ( saxos alto e tenor), Angel Sucheras (piano), Ramiro Penovi (guitarra), Jerónimo Carmona (contrabaixo) e Eloy Michelini (bateria).

También estarão os Swing Timers: Mauricio Percan (clarinete), Juan Carlos Cirigliano (piano), Federico Salgado (contrabaixo) e Quique Calabrese (bateria) em composições de Louis Armstrong, Bessie Smith, Duke Ellington, Thelonious Monk e Charlie Parker, entre outros grandes del jazz.

Aqui, Jazzuella!

Cinema

Estréia de Cronópios y Famas, dia 28 de agosto, no Cine Gaumont e ArteCine. É um longa-metragem de Julio Ludueña. Os melhores pintores e quadrinistas argentinos se juntaram para dar nova vida aos Cronópios! Entre eles, Luis Felipe Noé – Carlos Alonso – Daniel Santoro – Antonio Seguí – Patricio Bonta – Crist – Ricardo Espósito – Magdalena Pagano – Luciana Sáez – Ana Tarsia.

Aqui, uma das críticas do filme. 

 

 

Exposições

 

Cortazar - 1906 - Autor anônimo

Cortázar – 1906 – Autor anônimo

As duas mostras mais esperadas inauguram amanhã 26: “Los otros cielos y Los fotógrafos: ventanas a Julio Cortázar”.  

Los otros cielos, com curadoria de Juan Becerra e Graciela García Romero, está dividida em 12 temas e atravessa a vida e obra de Cortázar a partir de sua coleção pessoal de material fotográfico, correspondência, documentos e filmes em Super 8, que chegam pela primeira vez ao país. 

Serão exibidos objetos e fotografias de sua infância e juventude, capas de livros e obras pertencentes ao Museu, que foram mencionadas por Cortázar em seu livro sobre artes plásticas Territorios,  de 1977. Os textos explicativos transformam Cortázar em curador!

Los fotógrafos: ventanas a Julio Cortázar”, mostrar a figura de Cortázar segundo os fotógrafos profissionais que o conheceram pessoalmente. Fotos de Antonio Gálvez, Sara Facio e Alicia DAmico, Carlos Bosch, Rene Burri. 
Carol Dunlop Julio Cortazar en la autopista Paris Marsella  1982 . Fondo Aurora Bernárdez. Centro Galego de Artes da Imaxe

Cortázar por Carol Dunlop

RAYUELA Una muestra para armar – Museu do Livro e da Língua, até novembro

Museo del Libro  Foto Gisele Teixeira

Museo del Libro – Fotos Gisele Teixeira

Essa mostra é pequena mas bacana, e propõe uma visita lúdica, com a possibilidade de diferentes “recorridos”: o passeio convencional pelo espaço ou o seguimento do que te propõe um tabuleiro, com as estações numeradas.

A mostra inclui uma exposição bibliográfica das primeiras edições de Cortázar e algumas fotos pouco convencionais do autor.

Deixo algumas fotos abaixo. Até novembro, no Museo del Libro y de la Lengua, de terça a domingo, das 15h às 19h.

Julio Cortázar 1914 – 2014 – Casa do Bicentenário, até 28 de setembro

CORTÁZAR-PARA-WEB

As fotos mais clássicas, em exibição

Fotografias, textos, música e até mesmo gravações com sua voz integram “Julio Cortázar 1914-2014”, a exposição que foi inaugurada sexta-feira em Buenos Aires e que faz um passeio pela vida do autor argentino.

Do material selecionado para a exposição, destacam-se as fotos do escritor feitas por prestigiados fotógrafos como Sara Faccio, Manja Offerhaus, Alicia D’Amico e Dani Yako.

Além disso, os visitantes podem escutar a voz do autor de “O Jogo da Amarelinha” lendo fragmentos de seus textos intercalada com a música que ele amava, especialmente peças de jazz.

As capas de suas obras mais famosas também estão penduradas nas paredes da Casa Nacional do Bicentenário, enquanto fragmentos das mesmas podem ser lidas nas vitrines.

RompeCortázar  – no Palais de Glace

 

Cortázar por Rep

Cortázar por Rep

São exibidas oito histórias em quadrinhos, baseadas em diferentes contos de Cortázar:

 “La noche boca arriba” (roteiro e desenhos de Salvador Sanz), “Carta a una señorita en París” (roteiro de Diego Agrimbau, desenhos de Lucas Varela), “Reunión” (roteiro e desenhos de Enrique Breccia), “La srta Cora” (roteiro de Lautaro Ortiz, desenhos de El Tomi), “La autopista al Sur” (roteiro de Pablo De Santis, desenhos de Ignacio Minaverry), “La noche boca arriba” (roteiro de Carlos Sampayo, desenhos de Carlos Nine), “Omnibus” (roteiro de Esteban Podetti, desenhos de Diego Parés) e “Axolotl” (roteiro de Jorge Zentner, desenhos de Pablo Túnica).

Também estão expostos trabajos de Juan Fresán e de Rep. Será projetado o documentário “Cortázar”, de Tristán Bauer, e montadas duas salas de leituras: uma para leitores adultos, com livros de Cortázar , música de Charlie Parker e ilustrações de José Muñoz.

Outra, para o pequenos com diversos livros e a possibilidade de navegar por um site interativo sobre Cortázar, feito por Rep. Leia mais nesta matéria. 

 

 

Outros posts sobre Cortázar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *