Hanami Nativo: a delicadeza de um dos mais lindos rituais de primavera

foto cristina coroleu
foto cristina coroleu

hanami cartazTinha que ser japonês esta delicadeza. Chama-se Hanami e é um ritual que honra o florescimento das árvores e celebra sua beleza efêmera.

Hanami significa observar as flores: hana (flor) miru (mirar, observar).

Flor do Lapacho. Fonte: http://www.samohu.blogspot.com.ar/

Flor do Lapacho. Fonte: http://www.samohu.blogspot.com.ar/

E é exatamente isso que eles fazem. Sentados embaixo de uma cerejeira em flor, os japoneses conversam, bebem e comem enquanto as pétalas das flores caem no chão.

Mas esta celebração encerra para  os orientais uma reflexão mais profunda, obviamente: a beleza efêmera, que se escapa com as pétalas no ar e à qual devemos celebrar cada dia de nossas vidas, com alegria e agradecimento. 

hanami japao

Hanami no Japão

Em Buenos Aires a celebração se chama Hanami Nativo, porque é feita embaixo de árvores nativas, claro, como lapacho, ceibo, jacarandá e palo borracho.

Este ano, o ritual será sábado 27 de setembro, às 11h, no lapacho das ruas Figueroa Alcorta e Castilla

Com a escolha do Lapacho, a cerimônia japonesa se mescla com a tradição guarani – o florecimento desta árvore indica a chegada do ARA PYAU, o Año Novo Guarani.

A iniciativa é tocada pelo Proyecto Samohu, que promove a formação de pintores da flora nativa, e pela artista plástica Cristina Coroleu, autora da aquarela abaixo.

 

flor del lapacho

Flor del lapacho – Cristina Corolau

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *