Open House: para entrar em 80 emblemáticos prédios portenhos

open house buenos aires

Comecem a montar as listas!

Esse programa é para quem gosta de espiar a casa dos outros! E que casas!

Chama-se 48H OPEN HOUSE BSAS e  é um festival de arquitetura e urbanismo que, durante um fim de semana, abre as portas de 80 edifícios de alto valor arquitetônico que em geral estão fechados para o público.

São edifícios privados, palácios governamentais e casas particulares, em diferentes bairros, que poderão ser visitados de forma gratuita.

Anotem a data: dias 25 e 26 de outubro.

O OPEN HOUSE nasceu em em 1992, em Londres, com a ideia de entender melhor a cidade desde sua arquitetura. O sucesso foi tão grande que foi contagiando outras metrópolis, como Nova Iorque, Dublin e Tel Aviv.

open house eucaliptos

Edifício Los Eucaliptus, em Virrey del Pino

open house cabrer

Pasaje Cabrer

Open House 2104

Buenos Aires se somou a esta proposta em 2013. A primeira edição foi linda e permitiu aos visitantes conhecer maravilhas como o chalé 9 de Julio, o Kavanagh, a cúpula de Gath e Chávez e  a torre do Banco de Boston, entre outros.

Este ano a lista também é gigante. Dá para espiar e escolher cada prédio por bairro, dia da semana e tipo de edifício.

A lista completa do 48H Open House deste ano está  AQUI.

Há muitas possibilidades de “recorridos”, entre eles o 48H OPEN FOTO, para entender a cidade desde a imagem fotográfica, o 48H OPEN MURO, que se centra no processo criativo do espaço de arte urbano e vai possibilitar que a gente acompanhe a confecção de um grafite no momento em que ele está sendo desenvolvido, e o 48H OPEN BICI, com passeios pensados e guiados para curtir os prédios históricos de um jeito diferente.

A promoção é de CoHabitar Urbano, com a ajuda de uns 300 voluntários, que serão encarregados de facilitar a visita guiada.

Os interessados também podem fazer a visita com o Eduardo Baró, que está armando um roteiro para estes dias! 

 

Open House informações importantes:

– Muitos edifícios requerem inscrição prévia devido aos lugares limitados. Para isso é preciso registrar-se na página de 48OH e criar uma conta e usuário. A inscrição começa hoje, 13 e outubro.

– Aproveitem para descobrir prédios novos e que não têm acesso tão fácil. Deixem a Biblioteca Nacional e o Palacio Barolo, por exemplo, para outro dia.

– Elabore com calma e estratégia a lista de lugares, já que às vezes o deslocamento + a fila (em alguns casos) deixam a gente sem energia para curtir o mais importante que é a visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *