Dica Anuva: como escolher um bom espumante

espumante BettyBoop

 A ANUVA WINES é um dos poucos e seletos parceiros comerciais do AQUÍ ME QUEDO. É uma empresa que oferece uma das melhores degustações de vinhos de Buenos Aires e dá dicas etílicas para a gente de vez em quando! Como estas abaixo, para comprar aprender a comprar um bom espumante – bebida que casa super bem com a primavera.

 
las-perdices-espumantes-1

Provem  uma bodega diferente!

Para quem ainda não sabe: muita gente passou a vida toda chamando qualquer espumante de champanhe (ou champagne). Tá errado!

O champanhe é um tipo de espumante produzido na região francesa de Champagne, como o Dom Pérignon. Todos os outros – que não sejam produzidos nesta região – são espumantes. Ou seja, a maioria que nós mortais tomamos!

Dito isso, aconselho aproveitar os precinhos camaradas das bebidas na Argentina e variar um pouco. Cambiar o vinho por um espumante geladinho ou voltar para a casa com uma caixinha para o fim de ano. Os mais ousados podem aproveitar e comprar marcas menos conhecidas no Brasil, para sair do Chandon, Mum e outras que encontramos mais facilmente no super. Há uma infinidade de bodegas butique por aqui.

O que levar em conta para escolher um bom espumante

 

MÉTODO – A gente pode escolher um espumante feito pelo método Charmats ou pelo método Champenoise. No Charmats, o processo de segunda fementação acontece em tanques de aço inoxidável. No método Champenoise isso acontece dentro da própria garrafa – e é este o usado para fazer Champagne. Se a gente não escolhe um espumante feito por nenhum desses métodos, é como se estivesse tomando vinho branco com soda. Neste caso, as “borbulhas” são resultado de uma injeção de gás, o que não é muito agradável e pode resultar numa tremenda ressaca no dia seguinte!

TEMPO – Ao contrário dos vinhos, os espumantes  devem ser tomados bem jovens. Isso assegura que os aromas e sabores estejam frescos, com muitas notas de flores e boa acidez. Ou seja, comprem garrafas de safras recentes!

DOÇURA – É preciso conhecer a diferença entre os níveis de doçura e saber qual se adapta mais ao seu paladar. Os espumantes vão desde os Extra Bruts (os mais más secos – menos doces) aos Demi-Secs (os mais doces). Para muita gente, os Extra Brut são os preferidos.

Neste momento, a Anuva está mostrando o espumante Las Perdices Extra Brut, que é uma ótima opção para esta época (25 dólares). Importante: eles mandam de navio para qualquer lugar!

Cliquem na foto para vê-la em tamanho maior.

espumantes_dicas

Fonte: http://revista-mensch.blogspot.com.ar/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *