CCBA: um cantinho brasileiro em Buenos Aires

CCBA Brasil Argentina
Foto Gisele Teixeira
CCBA

Cinco andares de cultura brasileira

Muitos brasileiros residentes em Buenos Aires pisaram pela primeira vez no Centro Cultural Brasil-Argentina (CCBA) no mês passado, para votar. Foi o meu caso!

Uma visita vapt-vupt, mas que durou o suficiente para despertar minha curiosidade sobre este lugar que completou um ano recentemente e já é um referência de cultura brasileira na capital argentina.

Abaixo, um pingue-pongue com o diretor do CCBA e diplomata da Embaixada do Brasil, Aurimar Nunes.

 

Um piauiense que, entre outras tarefas, foi responsável pela reforma da embaixada brasileira em Roma e, mais recentemente, por recriar o Centro Cultural em Buenos Aires.

O CCBA ocupa um prédio de cinco andares na Avenida Belgrano, 552. A sede foi totalmente reformada para abrigar salas de aula, espaços para conferências, shows, exposições e ainda uma biblioteca e videoteca com mais de 20 mil exemplares, aberta ao público em geral.

Monica

Presente do Maurício de Sousa  ao CCBA

 

 1. O que é o CCBA?

O CCBA é um braço da Embaixada do Brasil dedicado  a difundir a cultura brasileira, ensinar o português e estreitar os laços culturais com os “hermanos”.

De um lado, oferece o Curso pra Formação de Professores de Português para Estrangeiros (de quatro anos e aprovado pelo Ministério da Educação), aulas de português para instituições argentinas, como Ministério da Defesa e Congresso Nacional, e ainda cursos para qualquer pessoa que queira aprender o idioma, na sede do instituto. Atualmente, são ao redor de 500 alunos, com aulas entre as 8h30 e 21h. Confiram os horários neste link. 

O CCBA também é uma das instituições responsáveis  por aplicar o CELPE-Brasil, Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação do Brasil e o único reconhecido oficialmente no país.

2. Esse curso de professores é só para Argentinos?

Não. Qualquer pessoa pode se inscrever. Temos o orgulho de ter o melhor grupo de professores de português da cidade, selecionados em provas duríssimas! São 13 professores fixos, além de duas coordenadores (uma brasileira e uma argentina) e uma reitora.

3. Como é a atuação do CCBA na área cultural?

ccba_nomadismos

Ensaios lançados pela primeira vez em espanhol

Uma coisa bacana de trabalhar na Argentina é que não estamos falando para um país distante, que não conhece nada do Brasil. É um país irmão. Dessa forma, nosso trabalho é mais de intercâmbio que de difusão. A agenda cultural está super intensa.

Esta semana, por exemplo, temos dois projetos interessantes na casa.

Amanhã participamos da mostra de “Cine Documentário DOCA 2014”, com uma “Homenagem a Eduardo Coutinho”.

Será realizada uma mesa de debates especial, com Sebastián Russo, Juan Ciucci e Pablo Russo, organizadores de um livro sobre o genial documentarista brasileiro, que inaugura a série “Tierra en Trance” da Editora Nulú Bonsai. O evento será aberto ao público, às 18h30.

Depois, dia 6, às 19h, o lançamento a Coleção “Nomadismos”, da editorial Manantial, que se propõe a divulgar o pensamento e a escrita de alguns nomes da vanguarda brasileira.  Os três primeiros livros são El método documental, de Ana Cristina Cesar, seguido por Materialismos, de Hélio Oiticica, e agora Diário-Boceto, de Oscar Niemeyer.

Estamos neste ritmo! Estão todos convidados.

4. Mais algum projeto até o final do ano?

Uma das iniciativas que temos permanente, por exemplo, são oficinas de português como língua de herança para crianças, filhas de brasileiros que vivem na Argentina. E outra novidade é a apresentação do grupo pernambucano de jazz, Saracotia. Formado pelos músicos Rafael Marques (bandolim de 10 cordas), Rodrigo Samico (violão de 7 cordas) e Márcio Silva (bateria), apresenta diversos gêneros musicais, em composições próprias.

 

5. Como está a agenda de 2015?

Dia 4 der novembro (amanhã) lançamos uma chamada pública para apresentação de projetos culturais para 2015. Literatura, música, artes plásticas, performances e outros. Ou seja, artistas que queiram aliar-se a este espaço ano que vem podem se inscrever a partir de agora. O formulário para apresentação de projetos para realização de atividades culturais no CCBA pode ser acessado no site: http://ccba.itamaraty.gov.br/pt-br/Main.xml

Outra meta é o lançamento de uma coleção de material didático, que estamos preparando.

Por fi, um sonho pessoal: trazer para Buenos Aires o músico João Barone, baterista do grupo Paralamas do Sucesso e aficionado por assuntos da Segunda Guerra Mundial, que escreveu um livro sobre a participação do Brasil no conflito. Filho de um dos mais de 25 mil pracinhas que lutaram na Itália, Barone dirige sua pesquisa pelo passado do pai e do país para unir dados, curiosidades e histórias emocionantes de uma campanha incrível que muitas vezes o próprio brasileiro desconhece.

 

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *